08 de fevereiro de 2017

Tribuna Popular recebe equipe de Secretaria Municipal do Trabalho e Promoção Social

r1

A Tribuna Popular de quarta-feira (08/06) foi ocupada pela equipe da Secretaria Municipal do Trabalho e Promoção Social para falar sobre o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI.

A equipe palestrante composta por Samanta Gadelha – Psicóloga, Michele Vieira – Assistente Social, Drª Amanda Lima Dornelas – Procuradora no Ministério Público do Trabalho e Dr. Eduardo Baptista Vieira Auditor Fiscal do Ministério do Trabalho e Previdência Social e Chefe de Fiscalização da Gerência do Ministério do Trabalho e Previdência Social.

r2

A palestra na Tribuna Popular do Legislativo faz parte da grade de programação da semana de atividades pelo Dia Internacional de Combate ao Trabalho Infantil. Os palestrantes fizeram uma abordagem acerca dos riscos que, além da perda de direitos básicos, como educação, lazer e esporte, as crianças e adolescentes que trabalham costumam apresentar sérios problemas de saúde, stress precoce, distúrbios do sono, irritabilidade, alguns problemas físicos como alergias e problemas respiratórios, bem como problemas de natureza psicológica. No caso de trabalhos que exigem esforço físico extremo, como carregar objetos pesados podem prejudicar o seu crescimento e ocasionar lesões na coluna.

r3

As atividades da semana pelo dia de erradicação do trabalho infantil têm como objetivo sensibilizar as famílias e sociedade sobre os malefícios do trabalho infantil. Segundo estudos, as crianças e adolescentes se acidentam seis vezes mais do que adultos em atividades laborais e pelo menos três se acidentaram por dia trabalhando no Brasil. A criança que começa a trabalhar antes da idade que deveria, sofre muitos prejuízos, sejam físicos, bem como a oportunidade de uma preparação profissional em tempo adequado.

r4

Após as colocações da equipe o presidente da Câmara garantiu a palavra aos colegas vereadores, que falaram de vários tipos de trabalho desempenhado por crianças em Barreiras, a exemplo da Feira Livre e dos pais que são obrigados a levar seus filhos para a feira durante o período de trabalho, e falaram ainda da necessidade de políticas públicas que garantam o direito das crianças e adolescentes na escola e não de trabalhar na idade precoce, bem como da contribuição do Conselho Tutelar no papel de fiscalização.

A Mesa Diretora agradeceu a equipe pela participação na Tribuna, bem como pelos esclarecimentos acerca da temática, deixando a população mais conhecedora das reais necessidades do combate ao trabalho infantil e dos trabalhos desenvolvidos pelo PETI.

r5

Fiquem atentos aos trabalhos do Legislativo de Barreiras, através da transmissão ao vivo de todas as sessões pelas ondas das rádios, e pelo Canal 4.1 da TV Câmara de Barreiras.

Ascom – Câmara Municipal de Barreiras