08 de fevereiro de 2017

Projeto do Plano Municipal de Educação é devolvido para a Prefeitura

cmb2

Na sessão de terça-feira (21/06), como práxis de todas as sessões, inicialmente foram lidas as matérias do dia, tendo como destaque o ofício enviado pelo prefeito Sr. Antonio Henrique de Souza Moreira que reconhecendo mesmo que tardiamente a necessidade de fazer uma ampla reformulação no Plano Municipal de Educação – PME enviado à Câmara pelo próprio prefeito, solicitando a retirada da pauta de votação desta sessão.

Com a plenária totalmente cheia de representação dos mais diversos setores da sociedade barreirense na expectativa de votação do PME pelo Legislativo a sessão foi realizada normalmente.

Ressalta-se que as Comissões Permanentes do Poder Legislativo que deveriam emitir parecer sobre o projeto, se dedicaram exaustivamente nas reformulações de várias emendas, para posterior emissão de parecer.
Haja vista que o plano precisava entre 240 a 250 emendas, agora o Legislativo fica no aguardo do novo Plano para retornar o processo de apreciação para votação. Afirmou o presidente da Casa vereador Tito que a sociedade civil precisa ser ouvida e suas ideias acatadas, principalmente no que tange as metas e objetivos, para que o Plano seja consistente, por se tratar de um documento de tão grande importância que norteará a educação municipal pelos próximos 10 anos no município.

Além dos debates acerca da retirada do Plano da pauta de votação, foi ainda tema de debate a questão da prestação dos serviços de saúde, que seguem de maneira precária no município, comprometendo o atendimento ao público. Vereador em sua acirrada crítica menciona que no ano de 2015 foram gastos mais de 100 milhões, em despesas nos serviços de saúde sem visibilidade de melhoria no atendimento aos que dependem dos serviços de saúde pública no município.

Os vereadores no exercício de sua função de fiscalizar, nas últimas sessões não se omitem em mencionar sempre sobre as obras eleitoreiras, prática da grande maioria dos prefeitos.
Indignados criticam o grande pacote de obras em andamento no município para conclusão em tão pouco espaço de tempo para as eleições. E lamentam por estas não serem realizadas dentro dos três anos e meio da administração.

Ao encerrar a sessão, o presidente em exercício vereador Digão Sá agradeceu a presença de todos na plenária, bem como aos radiouvintes das emissoras e aos telespectadores da TV Câmara municipal, que leva aos lares barreirenses os trabalhos do Legislativo de Barreiras.

Ascom – Câmara Municipal de Barreiras