12 de dezembro de 2023

Vereadores se reúnem com representantes da Embasa e da Secretaria Municipal de Saúde para buscar soluções diante de problemas que afligem a população de Barreiras

Os vereadores de Barreiras se pronunciaram, durante várias sessões plenárias realizadas neste segundo semestre de 2023, sobre assuntos recorrentes que têm afligido a população local, os quais realmente comprometem a qualidade de vida e a dignidade das pessoas, com destaque para insuficiências no saneamento básico, assim como a interrupção temporária de subsídios destinados a pessoas hipossuficientes que necessitam realizar tratamentos de saúde fora do domicílio.

As reuniões aconteceram na sede do Legislativo Municipal, em datas distintas do mês de novembro último. O primeiro encontro, no dia 24, teve a presença de representantes da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa). Eles foram convidados para ouvir as queixas da população recebidas diretamente pelos vereadores, a exemplo da falta d’água em bairros da cidade e outros problemas críticos.

Para viabilizar essa primeira reunião com representantes da Embasa, o presidente Alcione Rodrigues (União) acatou a solicitação do vereador Adriano Stein (PP), e conduziu o encontro durante o qual foi assegurado aos vereadores presentes o necessário espaço de fala para detalhamentos acerca dos diferentes tipos de reclamações, cuja escuta dos convidados logo se transformou em um conjunto de explicações técnicas compartilhadas entre o gerente regional da empresa, Marcos Rogério Martins, a gerente local Catherine Franca, além de comentários do gerente operacional de esgotos, Vagner Santos.

Os vereadores reconheceram a disposição resolutiva dos representantes da Embasa, enquanto estes também se comprometeram a intensificar as ações de melhorias nos bairros que mais necessitam, reconhecendo problemas pontuais no abastecimento, bem como as questões relacionadas com o esgotamento sanitário, os níveis críticos de abertura da pavimentação e a premência em reduzir o tempo de recomposição asfáltica. Eles também lembraram a existência dos canais de comunicação da empresa na escuta da população.

Segunda reunião – Realizada no dia 30 de novembro, o segundo encontro de interlocução aconteceu mediante convite formulado pela Mesa Diretora à equipe da Secretaria Municipal de Saúde, e também compôs a dinâmica de atividade legislativa dos edis. Cumpre registrar que a motivação principal resultou da reação popular em virtude da suspensão parcial de Tratamento Fora do Domicílio (TFD), cujo programa é ligado ao Sistema Único de Saúde (SUS) e disponibilizado para mais de 600 pacientes/mês em Barreiras.

A secretária de saúde Jamile Rodrigues, acompanhada da subsecretária Juana Ribeiro, aproveitou a oportunidade dessa reunião para apresentar um arrazoado consistente sobre o panorama das ações e serviços públicos administrados pela pasta, considerando os esforços e investimentos da gestão do prefeito Zito Barbosa. Nesse panorama, restou evidente a complexidade da saúde pública municipal, circunstâncias da abrangência dos atendimentos, oscilações quanto aos recursos recebidos dos entes federados e demandas sempre mais crescentes por consultas e exames clínicos. Também foi possível demonstrar os elevados níveis de cobertura na atenção primária, treinamento dos profissionais, acolhimento dos concursados e cumprimento de metas, além da distinção que precisa ser feita em relação aos atendimentos de emergência, de acordo com parâmetros estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

Os vereadores fizeram vários questionamentos e reafirmaram os esforços da administração municipal em promover saúde humanizada, com especial ênfase para a retomada integral do Programa TFD, tendo a resposta positiva da Secretaria de Saúde para tal retomada, sem deixar de mostrar claramente os recursos do município já comprometidos com demandas da saúde. O vice-prefeito Emerson Cardoso participou integralmente do encontro, que contou com a presença da maioria dos vereadores da atual legislatura.

Diretoria Geral de Comunicação/CMB