05 de dezembro de 2023

Vereadores homenageiam 22 pessoas com a concessão do Título de Cidadã e Cidadão Barreirense, durante a 13ª sessão solene de 2023

A solenidade de entrega do Título de Cidadã e Cidadão Barreirense, que aconteceu em 29 de novembro último, representou a culminância de eventos solenes em 2023 no plenário Dr. Aroldo Cavalcante, na Câmara Municipal.

Os vereadores escolheram 22 pessoas nessa 2ª realização de outorga conjunta da titularidade de cidadania local, tendo por referência os relevantes serviços prestados em benefício da coletividade e as significativas colaborações nos processos de desenvolvimento de Barreiras, e do Oeste da Bahia. Já a indicação dos homenageados precisou ser feita mediante projetos de decretos legislativos, os quais foram protocolados, apreciados e aprovadas pelos pares na 64ª sessão ordinária.

O presidente Alcione Rodrigues de Macedo conduziu a 13ª sessão solene do ano, no âmbito do Legislativo Barreirense, tendo a companhia dos vereadores Yure Ramon (1º secretário), Adriano Stein (2º secretário) e Sileno de Cerqueira (vice-presidente). Convidados e diversas autoridades prestigiaram a atividade legislativa, com destaque para o vice-prefeito Emerson Cardoso e a deputada federal Fernanda Pessoa (União – CE); ambos também compuseram a mesa dos trabalhos.

Como parte da sequência cerimonial, houve a acolhedora participação dos músicos da Banda Municipal 26 de Maio, com suas vibrantes partituras musicais populares e a conhecida execução dos hinos brasileiro e de Barreiras. Dessa vez, a regência ficou por conta do maestro interino Edson José. A novidade da noite veio logo em seguida, com a ocupação do centro do plenário pelos integrantes do Canto Coral da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), um projeto de extensão do Centro das Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), sob a responsabilidade da Prof.ª Dr.ª Larissa Paola Rodrigues Venancio. Foram executadas duas músicas: Witness e With a little help from my friends.

Para cada homenagem entregue pelos vereadores, houve a leitura coberta da história de vida da pessoa contemplada com a titularidade para evidenciar as contribuições e vínculos definidores da dedicação e da escolha, na maioria dos casos, para morar em Barreiras. O plenário da “Casa de todos os barreirenses” ficou totalmente preenchido por familiares e representantes de setores da sociedade civil, confirmando a importância dessa honraria para a reafirmação do pertencimento de quem vive, trabalha, contribui, acredita e se emociona com o que acontece em nossa cidade.

Diretoria Geral de Comunicação/CMB