21 de junho de 2017

Vereadores de Barreiras participam da assinatura de convênio entre prefeitura e TRE para o cadastramento biométrico

O presidente da Câmara de Barreiras, Gilson Rodrigues, e os vereadores, Otoniel Teixeira, João Felipe, Carlos Costa, Nereu, Hipólito, Silma Alves e B.I, prestigiaram na manhã de hoje, 20, a solenidade que marcou a participação do município de Barreiras no processo de cadastramento biométrico. “É importante o envolvimento de toda a sociedade neste trabalho. Nós precisamos zelar por esse sistema democrático. A Câmara está à disposição como parceira e também como instituição que preza pela atenção e o cuidado da democracia”, disse o presidente Gilson Rodrigues.

A assinatura do convenio entre a prefeitura e o Tribunal Regional Eleitoral, foi feita pelo prefeito Zito Barbosa e o presidente do TRE, desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano. A partir de agora o município passa a apoiar o cadastramento eleitoral por meio de estrutura física e trabalhos educativos para que até 31 de janeiro de 2018 sejam alcançados 100 por cento do eleitorado. O prefeito Zito Barbosa disse que o município vai dispor funcionários para atender os eleitores e um espaço com boa localização para que todos tenham acesso e comodidade.

Barreiras está entre as 52 cidades baianas em processo de recadastramento biométrico obrigatório, forma que torna o processo de votação eletrônico seguro. As etapas são as seguintes: coleta das digitais de todos os dedos das mãos, registro fotográfico, assinatura digital, revisão dos dados cadastrais e reimpressão de novo título. O Tribunal Regional Eleitoral pretende atingir cerca de 3 milhões de eleitores identificados biometricamente.