21 de setembro de 2017

Vereadores de Barreiras aprovam Moção de Aplauso pelos 182 anos da Revolução Farroupilha

O presidente da Câmara, Gilson Rodrigues, a 2ª secretária, Silma Alves, e o vereador Sobrinho, entregaram na noite desta quarta-feira, 20, logo após a realização da sessão ordinária, Moção de Aplauso aos membros do Centro de Tradições Gaúchas-Instância do Rio Grande, pelos 182 anos da Revolução Farroupilha, comemorados em Barreiras com a realização da Semana Farroupilha.

A Moção de Aplauso foi recebida pelo sócio-fundador do CTG, Mário Jaskulski, e pelo Patrão, Márcio Stein, que ficaram satisfeitos com a atitude da Câmara de Barreiras por reconhecer a importância da tradição para os sulistas que há décadas vivem na cidade, colaborando também para o progresso da região, contribuindo principalmente para o avanço da agricultura.

A cultura gaúcha é lembrada não só no Rio Grande do Sul, mas também em todo o país, através dos milhares de CTGs existentes nos diversos lugares. A Semana Farroupilha é lembrada no dia 20 de setembro. “A Câmara de Vereadores, reconhece, sim, a importância do povo gaúcho para a nossa cidade e região. Não poderíamos deixar de conceder esta Moção de Aplausos nesta data que marca a história do Rio Grande do Sul. Ficamos felizes em ver que mesmo distante estas pessoas mantém viva a tradição sulista”, disse o presidente Gilson Rodrigues.

História dos Sulistas na região
Por volta do ano de 1970 os sulistas começaram a chegar na região, sendo que a primeira cidade que recebeu o fluxo migratório sul-rio-grandense foi Barreiras. Devido a quantidade de pessoas que chegavam para a cidade, o Distrito de Mimoso do Oeste, hoje cidade de Luís Eduardo Magalhães, começou a receber outros gaúchos, atraídos pelos solos planos e férteis.