22 de setembro de 2023

Vereadores aprovam indicações e projetos de lei durante a 48ª sessão ordinária de 2023, na Câmara de Barreiras

A realização semanal de sessões no plenário da Câmara Municipal de Barreiras tem sido marcada por várias demonstrações acerca do trabalho realizado pelos vereadores da atual legislatura, o que se torna evidente pelo conjunto de indicações e projetos de lei voltados às realidades locais, de maneira a considerar aspectos como o reconhecimento público, expectativas e necessidades mais significativas da população.

Nessa ambiência favorável, destaca-se ainda a atividade parlamentar correspondente à aprovação de projetos de lei submetidos ao plenário pelos próprios vereadores. Embora as indicações sejam dominantes nas sessões em geral, cabe mencionar que a 48ª sessão ordinária ocorrida na noite de 19 de setembro, sob a condução do presidente Alcione Rodrigues (União Brasil) e a presença dos demais integrantes da Mesa Diretora, foi marcada pela aprovação de dois projetos de lei (PL), cujos conteúdos pautaram os pronunciamentos da maioria dos vereadores presentes.

De autoria dos vereadores Hipólito dos Passos (MDB) e Otoniel Teixeira (PSD), o PL nº 98/2023 estabelece 20 de setembro como o “Dia dos Desbravadores”. A data é a mesma que consta na recente Lei Ordinária nº 14.665/2023, sancionada pelo Presidente da República, na qual ficou instituído o Dia Nacional dos Desbravadores.

Apesar da antecedência da norma em nível nacional, o PL dos vereadores de Barreiras teve justificativa interiorana para prestar homenagem e reiterar a inestimável contribuição dos integrantes do Clube dos Desbravadores, fundado em 1950 como parte do ministério da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Em seus pronunciamentos, os vereadores ressaltaram as ações de cunho social, sem fins lucrativos, envolvendo um contingente de mais de 600 jovens distribuídos em 16 clubes de desbravadores existentes em nossa cidade.

Outra aprovação importante houve de ser proporcionada pelo PL 102/2023, de autoria da vereadora Dra. Graça Melo (Solidariedade), denominando “Walney Vieira Toledo” (in memoriam) a base operacional do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), assim como a Central Integrada de Regulação (CIR), localizada no bairro Vila Dulce. A homenagem prestada ao notório médico pediatra, falecido em julho último, aflorou sentimentos e produziu manifestações de reconhecimento à iniciativa da vereadora, pelos colegas edis.

Diretoria Geral de Comunicação/CMB