06 de setembro de 2019

Vereadora Graça Melo defende atendimento prioritário a portadores de câncer

O Projeto de Lei nº 073, de agosto de 2019 que dispõe sobre atendimento prioritário às pessoas diagnosticadas com câncer e que estejam em tratamento quimioterápico ou radioterápico, está em tramitação na Câmara. De acordo com a autora – a vereadora Graça Melo, todas as repartições públicas, concessionárias do serviço público, agências bancárias, estabelecimentos comerciais e de prestação de serviço estão relacionados como os que devem oferecer o atendimento prioritário.

Para a vereadora, na maioria das vezes esses pacientes precisam de atenção preferencial devido a condição de vulnerabilidade, e exemplifica que o atendimento é o mesmo destinado a idosos, gestantes, lactantes e portadores de deficiência física, ou seja, não é necessário aguardar a ordem da fila de espera.

O projeto defende que desta forma as pessoas que se submetem a radioterapia e a quimioterapia enfrentam efeitos colaterais como mal estar, náusea, vômito e deficiência imunológica por conta das terapias, e por isso, não têm condições de enfrentar filas demoradas.