23 de outubro de 2023

Tribunas populares no plenário do Legislativo Municipal evidenciaram o tema da prevenção nas campanhas Setembro Amarelo e Outubro Rosa

A Câmara Municipal de Barreiras promoveu, nos dias 4 e 11 de outubro, sessões com tribunas populares para as quais os médicos convidados evidenciaram tanto o tema da campanha Setembro Amarelo (mesmo em outubro) de prevenção ao suicídio, quanto o movimento Outubro Rosa voltado à prevenção do câncer de mama.

Ambas as atividades legislativas de 2023 tiveram por objetivo abrir espaço de interlocução com médicos convidados, os quais ocuparam a tribuna do legislativo para mostrar aspectos científicos sobre cada temática, e também compartilharem suas experiências clínicas traduzidas em evidências orientativas para os participantes, incluindo a audiência que costuma acompanhar esses assuntos pelos canais da Rede Câmara Barreiras.

Com base na proposição da vereadora Silma Rocha (Republicanos), a mais recente dentre as tribunas realizadas abordou a campanha “Outubro Rosa”, tendo por convidada a médica mastologista Alba Dias.

A linha de exposição adotada por Dra. Alba consistiu em apresentar dados e evidências que reforçaram a necessidade de fortalecer atitudes de prevenção precoce pelas mulheres, inclusive as mais jovens. Nessa 55ª sessão plenária, a médica mastologista também citou a preocupação com a desinformação sobre a doença em foco que circula nas redes sociais, lamentando que pessoas da área de saúde estejam patrocinando esse tipo de prática equivocada. Alertou ser preciso evitar a estigmatização do câncer de mama, pois a enfermidade tem formas multivariadas de manifestação. Embora seja incentivadora do autoexame, a especialista ressaltou que tal prática não substitui os exames específicos de rastreamento e diagnóstico preciso da doença.

Prevenção ao suicídio – Anteriormente, a 53ª sessão plenária com tribuna popular teve por convidado o médico psiquiatra Dr. Enock Luz, cuja proposição para realizá-la foi do vereador Eurico Queiroz (Republicanos).

Neste caso, a exposição de Dr. Enock se destacou pela desenvoltura nas explicações, destacando em que consiste a prática do suicídio, além de citar alguns dados estatísticos que retratam a gravidade desse problema em níveis mundial e local. Ele alertou para os preconceitos que, lamentavelmente, ainda se sobrepõem às verdadeiras práticas de prevenção. Além de explicar detalhadamente sobre alguns fatores que podem desembocar na prática do suicídio em pessoas de diferentes idades e pertencentes às mais diversas classes sociais, Dr. Enock foi categórico ao dizer que depressão é doença, pois se trata de cuidado com a saúde mental. Portanto, a busca consciente por tratamento deve ser encarada de frente e contar com rede de apoio. Lembrou, mediante exemplos, ser imprescindível manter os vínculos familiares, sociais, religiosos, afetivos, dentre outros.

Prestigiada por representantes de diferentes segmentos da sociedade local, as temáticas motivaram os vereadores presentes a fazerem perguntas aos respectivos expositores. Cabem destaque às participações especiais de Marizete Zuttion, presidente do ICOB, na tribuna junto com Dra. Alba, assim como do médico psiquiatra Alexandre Riskalla, representante da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), que acompanhou de perto a exposição de Dr. Enock.

Diretoria Geral de Comunicação/CMB