25 de setembro de 2023

Tribuna Popular no plenário da Câmara de Vereadores aborda assuntos relacionados ao trânsito de Barreiras, com especial enfoque na Zona Azul

A Câmara Municipal de Barreiras realizou no último dia 20 de setembro uma tribuna popular durante a qual foram abordados assuntos que estabeleceram relação direta com o trânsito de Barreiras. Esta atividade legislativa foi prestigiada pela maioria dos vereadores. Eles acompanharam atentamente as exposições, elaboraram perguntas e fizeram sugestões de melhorias nas rotinas do estacionamento rotativo denominado “Zona Azul”.

O presidente Alcione Rodrigues (União) mencionou, na abertura dos trabalhos, que a realização dessa tribuna popular contou com o apoio da Mesa Diretora, levando-se em consideração o pedido verbalizado por vários colegas vereadores durante seus pronunciamentos em sessões anteriores.

Para abordar o tema “Decretos, competências na fiscalização e autuações”, ocuparam a tribuna do Legislativo Barreirense Dr. Túlio Viana, procurador geral do município, Júnior Sampaio, secretário municipal de segurança cidadã e trânsito, e Nelson Carneiro, coordenador da empresa M2R, que é a concessionário da Zona Azul de Barreiras.

Durante a sua exposição, o procurador Túlio Viana fez um procedente recordatório dos diálogos abertos pela gestão Zito Barbosa para conciliar o desenvolvimento local com as necessidades do comércio, notadamente em relação ao contexto da mobilidade urbana.

Tendo por fio condutor a implantação do estacionamento rotativo na perspectiva de também sanar o adensamento em áreas não planejadas para comércio, Dr. Túlio procedeu às necessárias explicações quanto à criação da comissão para planejar as áreas azuis, frisou a descontinuidade dessas atividades por força da pandemia de Covid-19 e ressaltou os passos para o arcabouço legal aprovado pelo legislativo municipal, culminando com os encaminhamentos do Poder Executivo. Ele disse, ainda, que a Lei 1.378/2019 representa a espinha dorsal desse processo por instituir a autorização, nas vias e logradouros públicos do Município de Barreiras, das áreas especiais destinadas aos estacionamentos por tempo limitado, ou seja, a pavimentação legal para se chegar à efetividade da Zona Azul.

A exposição do secretário Júnior Sampaio incidiu na dinâmica de funcionamento do trânsito, mostrando as competências voltadas para a fiscalização, o que se coaduna com a municipalização do trânsito. Ele recordou os diálogos e acertos com os moradores das áreas especiais, além de comentar as mudanças já ocorridas nesses nove meses de funcionamento da Zona Azul em Barreiras, cujo exemplo dado foi o da modificação no tempo de permanência na mesma vaga – no começo eram 2 horas, no máximo – e agora podendo chegar a 4 horas, desde que sejam atendidas as condições legais de uso nos horários estabelecidos. Júnior Sampaio considerou fundamental separar irregularidades de autuações, pois estas últimas somente acontecem naqueles casos em que os monitores contratados pela concessionária M2R são orientados a acionar a guarda municipal.

Por sua vez, o coordenador da empresa concessionária M2R, Nelson Carneiro, fez uma exposição de cunho gerencial sobre as rotinas e a busca permanente por sintonia com a equipe que se encontra nas ruas. Segundo ele, são quatro setores na região central da cidade ocupados por três grupos de trabalho, sendo um líder em cada grupo.

Nelson detalhou a praticidade do aplicativo para pagamento da taxa, mas reconheceu ser preciso aperfeiçoar e divulgar mais o uso dessa tecnologia, embora seja esta forma de pagamento a que mais vem sendo adotada pelos usuários. Também apresentou dados sobre a existência de mais de 1.600 vagas de estacionamentos rotativos, mencionando inclusive as vagas destinadas a idosos em conformidade com a legislação vigente, além de mostrar imagens ilustrativas dos 34 pontos de vendas (PDV), cuja publicidade adotada ainda carece de melhorias. Lembrou que os monitores estão contratados e treinados pela M2R para orientar, vender e estacionar. Para o representante da M2R, a Zona Azul de Barreiras avança, sem descuidar do que seja permitido pelo contrato de concessão nº 67/2022 firmado junto à Prefeitura de Barreiras para a administração e gestão dos estacionamentos rotativos pagos.

Diretoria Geral de Comunicação/CMB