27 de novembro de 2023

Tribuna Popular na Câmara Municipal homenageia os 35 anos de existência da Ordem DeMolay em Barreiras

A Câmara Municipal de Barreiras promoveu a Tribuna Popular com o tema “Fraternidade e Excelência”, correspondente à 63ª sessão plenária de 2023 ocorrida no último dia 22 de novembro. O objetivo desta atividade legislativa especial foi acolher a homenagem dos 35 anos de existência do Capítulo Juventude Barreirense nº 94, da Ordem DeMolay.

Com a salutar intermediação do vereador Eurico Queiroz (Republicanos) e apoio da Mesa Diretora, a exposição na tribuna popular ficou sob a responsabilidade do jovem Eduardo Pereira Marques Cardoso, mestre conselheiro do referido Capítulo. Ele procedeu às explicações sobre a existência dessa ordem juvenil, caracterizada como uma organização fraternal, de ajuda mútua e sem fins lucrativos.

No decorrer da sua exposição, Eduardo Marques evidenciou aspectos históricos e filosóficos da Ordem DeMolay em todo mundo, os quais se encontram ancorados em sete virtudes que precisam ser seguidas por jovens do sexo masculino, com idades entre 12 e 21 anos. Também frisou e agradeceu o acolhimento dado aos jovens pela Loja Maçônica Fraternidade Barreirense nº 44.

Quanto aos 35 anos de existência do Capítulo Juventude Barreirense nº 94, o mestre conselheiro Eduardo lembrou a fundação do primeiro Capítulo no Rio de Janeiro, sendo este pioneiro na América Latina, além de destacar esse movimento mundial como promotor da liberdade religiosa, política e civil, em harmonia com a sociedade.

Os vereadores presentes ficaram atentos às explicações voltadas para embasar a existência da Ordem DeMolay em nível local, haja vista representar um segmento que contribui para o desenvolvimento positivo de seus membros, engajando-os em atividades coordenadas e fomentando atitudes como liderança, amizade e trabalho comunitário.

Diretoria Geral de Comunicação/CMB