27 de outubro de 2022

Tribuna Popular na Câmara de Vereadores homenageia a Loja Maçônica Fraternidade Barreirense pelos 70 anos de funcionamento ininterrupto na cidade

Imagem fornecida pela assessoria do vereador Valdimiro José

A Câmara Municipal de Barreiras realizou, na última quarta-feira (10), uma sessão especial no plenário Dr. Aroldo Cavalcante, com características de Tribuna Popular, para prestar homenagem aos 70 anos de fundação da “Grande Benemérita Loja Maçônica Fraternidade Barreirense, nº 44”, com destaque dado ao funcionamento ininterrupto da Instituição em nível local.

O presidente Otoniel Teixeira (PSD), logo na abertura dos trabalhos, anunciou que a sessão seria transformada em “especial” para acolher a homenagem. Esta decisão garantiu a exposição na Tribuna Popular, contando inclusive com a posterior saudação dos vereadores presentes. Naquela ocasião, a galeria foi ocupada por membros da maçonaria e familiares.

Imagem fornecida pela assessoria do vereador Valdimiro José

A Loja Maçônica Fraternidade Barreirense possui uma longa trajetória de serviços prestados, notadamente quanto à formação de cidadãos que se sensibilizam com o próximo, cujas ações evidenciam a força do voluntariado para suprir as necessidades básicas e educacionais das pessoas que mais precisam desse tipo de atenção e amparo da sociedade.

Na condição de convidado para a Tribuna Popular, o Venerável Mestre/Presidente Camilo Otávio Afonso Uzêda discorreu objetivamente sobre a história dessa importante Instituição na cidade. Ele estruturou sua fala com base no tripé filosófico, filantrópico e educativo da maçonaria, ressaltando os serviços prestados – todos sem fins lucrativos – às pessoas mais necessitadas.

Imagem fornecida pela assessoria do vereador Valdimiro José

As comemorações alusivas aos 70 anos da Loja Maçônica Fraternidade Barreirense foram abertas em 1º de agosto, data histórica da sua fundação à Rua Barão de Cotegipe. O hasteamento de bandeiras no pavilhão externo do complexo da Maçonaria lembrou a data, estando presente o prefeito Zito Barbosa e o vice-prefeito Emerson Cardoso.

Para ampliar esse conjunto de homenagens, o Presidente Otoniel Teixeira propôs a realização da referida Tribuna Popular como parte dos eventos previstos para lembrar a data durante todo mês de agosto. Além disso, ele também apresentou uma Moção de Aplausos, juntamente com os demais vereadores, que foi aprovada durante a sessão de reabertura das atividades do semestre legislativo, em 9 de agosto.

Homenagens anteriores – A Câmara de Vereadores já prestou uma homenagem à Loja Maçônica Fraternidade Barreirense, no ano 2018, com a instalação da “Galeria dos Pioneiros Antônio Balbino de Carvalho”, mais precisamente no saguão de entrada da Câmara Municipal.

Nessa mesma Galeria consta o registro dos “fundadores da Loja Maçônica Fraternidade Barreirense, Facyro Manfredini e José Neves”, seguida de referência histórica à construção de escola primária, o que serve de referência para a realização de muitas obras sociais na atualidade.

Imagem acervo ASCOM/CMB – 2018

ASCOM/CMB