28 de abril de 2022

Tribuna Popular destaca projeto inovador de leitura desenvolvido no Colégio Estadual Antônio Geraldo

A Tribuna Popular realizada nesta quarta-feira (27), no plenário da Câmara de Vereadores, trouxe para o espaço público do Legislativo Barreirense a apresentação do Projeto de Leitura “Vitrine Literária”, desenvolvido por professores e estudantes do Ensino Médio do Colégio Estadual Antônio Geraldo (CEAG), desde 2021, com o objetivo pedagógico de ampliar os índices de leitura, além de favorecer a construção de aprendizagens significativas no contexto da escolha livre dos livros pelos próprios estudantes.

Essa sessão foi conduzida pelo presidente em exercício, vereador Hipólito dos Passos (MDB), durante a qual ele mencionou a importância do projeto de leitura realizado no CEAG, sendo uma abertura para a difusão do conhecimento por meio de atividades escolares inovadoras, especialmente com a retomada das aulas presenciais que foram suspensas durante o longo período de isolamento social (pandemia da covid-19).

Durante a exposição na Tribuna, a diretora do Colégio Antônio Geraldo, professora Ivonilda Ferreira de Andrade, evidenciou aspectos do apoio político-institucional e fez uma apresentação geral sobre a proposta pedagógica do “Vitrine Literária”. Ela também enfatizou a mobilização de todos os professores no sentido de incorporar essa atividade inovadora para criar novas possibilidades de aprendizagens durante o retorno às aulas presenciais, resultando em esforço conjunto e desdobramentos interdisciplinares.

Na sequência, a professora da área de ciências da natureza, Kelly Rahna Barbosa, teceu detalhes sobre a articulação com todas as áreas do conhecimento, de maneira a corroborar aquele teor interdisciplinar. Para falar em nome dos estudantes do Colégio, alguns dos quais presentes no plenário, houve a participação de Daniel Pedro Silva Monteiro e Rayssa Marques de Araújo, ambos concluintes do Ensino Médio e líderes estudantis do Colégio.

Em sua fala, Daniel Monteiro destacou a força mobilizadora do projeto no sentido de incentivar a leitura e a curiosidade, pois cada estudante escolheu um livro de sua preferência, no ano passado, e contou com a orientação de professores durante o percurso da leitura. Ele destacou a culminância criativa desse projeto, agendada para o próximo mês de maio no Colégio, mediante a produção e exposição de uma “maquete” na qual deverão constar elementos da mensagem que o livro escolhido fez emergir em cada estudante.

Já Rayssa Marques expressou todo orgulho e enriquecimento que o projeto de leitura vem proporcionando para si, além de ampliar a comunicação junto aos colegas de sala durante o retorno às aulas presenciais, servindo inclusive para adquirir hábitos de leitura e de escrita. A estudante também se mostrou gratificada com a oportunidade de conhecer novos temas e novos autores. Rayssa, na condição de representante estudantil, fez valer o espaço público e conclamou os vereadores a ajudarem na expansão da dinâmica do projeto em foco para as demais escolas, inclusive da rede municipal.

ASCOM/CMB