07 de novembro de 2023

Sessão solene no plenário da Câmara Municipal reconhece publicamente o indubitável compromisso ético dos professores

A sessão solene ocorrida na noite de 1º de novembro, no plenário do Legislativo Municipal, se transformou em uma inusitada sala de aula invertida para homenagear 15 professores que foram escolhidos pelos vereadores de Barreiras “em reconhecimento (público) pelo indubitável compromisso ético de educar com dedicação, conhecimento e generosidade as pessoas em nosso Município”.

O presidente Alcione Rodrigues (União Brasil) conduziu cada entrega de homenagem, além de parabenizar os colegas pelas indicações. Além dos demais integrantes da Mesa Diretora, compuseram os trabalhos o secretário municipal de educação Jeferson Barbosa e o reitor da Universidade Federal do Oeste de Bahia (UFOB), Prof. Dr. Jacques Miranda.

Os pronunciamentos tiveram como ponto comum o enaltecimento, pelos próprios homenageados, da escolha profissional de ser professor(a). Cabe evidenciar que esta categoria também é responsável por embasar todas as demais profissões, sempre apontando aspectos como dedicação, compromisso ético, orientação, saberes e gostar de ensinar e aprender junto às crianças, jovens e adultos.

A solenidade foi intercalada por momentos especiais como a leitura do poema “Sobre ser professor”, da escritora Antônia Prado. Quem leu o texto foi a pedagoga e escritora Adilma Vilela, membro da Academia Barreirense de Letras (ABL).

Outro momento marcante emergiu da reportagem especial produzida pela equipe da Tv Câmara Barreiras, cujos depoimentos dos entrevistados emocionaram a plateia e produziram fortes identificações com as realidades em sala de aula, esta sempre mais diversa, plural e inclusiva.

Um gesto supresa foi anunciado logo após a entrega de todas as honrarias. O presidente da Casa explicou aos presentes que sua homenagem, juntamente com os demais membros da Mesa Diretora, corresponderia a também reconhecer os professores que são vereadores na atual legislatura.

Diretoria Geral de Comunicação/CMB