10 de novembro de 2023

Sessão especial na Câmara de Vereadores exalta os 40 anos de existência da UNEB

A sessão especial em homenagem aos 40 anos da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), realizada nesta quarta-feira (8) no plenário da Câmara Municipal de Barreiras, exaltou o pioneirismo quanto à instalação dos 31 departamentos que compõem os 26 campi distribuídos em várias cidades da Bahia.

Conduzido pelo presidente Alcione Rodrigues (União Brasil), o evento teve o apoio da Mesa Diretora e a parceria da direção do Departamento de Ciências Humanas da UNEB, que corresponde ao campus IX de Barreiras.

Ao ocupar a tribuna do Legislativo Barreirense, o diretor do DCH/UNEB, Prof. Dr. Reginaldo Cerqueira, apresentou um consistente arrazoado de dados quantitativos com os quais resumiu a trajetória de quatro décadas de uma instituição universitária caracterizada pela “multicampia”, ou seja, que se encontra presente em todos os territórios baianos. Ele também ressaltou o pioneirismo do departamento de Barreiras, que foi implantado há 42 anos, antes mesmo da institucionalização da Universidade em nível estadual.

Outro momento marcante da solenidade correspondeu à entrega de comendas pelos prepostos da UNEB a 23 professores e servidores lotados no campus de Barreiras, incluindo aposentados e outros in memoriam. Todos os homenageados estão diretamente ligados à construção histórica dos desenvolvimentos humano, socioeducacional e econômico que decorrem de atividades de ensino, pesquisa e extensão da Universidade em foco, com alcance nas diferentes realidades interioranas do Estado. O evento foi prestigiado por autoridades convidadas, dirigentes universitários, coordenadores de curso, professores, profissionais técnico-administrativos e estudantes do DCH/UNEB.

Diretoria Geral de Comunicação/CMB