14 de março de 2022

Reitora da UNEB protagoniza Tribuna Popular na Câmara de Barreiras

A Tribuna Popular na Câmara de Vereadores trouxe para Barreiras, no último dia 09 de março, a nova reitora da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Prof.ª Dra. Adriana dos Santos Marmori Lima. O evento fez parte da programação da semana em que se comemorou o Dia Internacional da Mulher, no âmbito do Poder Legislativo.

Com base na proposição do Presidente Otoniel Teixeira (PSD), e tendo o apoio dos demais integrantes da Mesa Diretora, essa Tribuna Popular se tornou um marco para o limiar do reitorado da professora Adriana Marmori, pois fez parte de uma nova dinâmica itinerante de trabalho, na qual se leva em consideração a multicampia e a multiterritorialidade da UNEB, tendo por lema “A Universidade de toda a Bahia”.

Durante a sua situada exposição presencial na Tribuna Popular, a Reitora da UNEB fez uma saudação de destaque às seis mulheres vereadoras de Barreiras, de maneira a evidenciar que se trata de uma realidade importante “nas lutas coletivas por reconhecimento”, embora ainda considere “um cenário a ser redesenhado”. Ela também delineou algumas perspectivas e desafios da incipiente função de reitora, evidenciando – com a voz embargada pela emoção – a própria história familiar na cidade e o vínculo afetivo com o Campus IX da UNEB, em Barreiras.

Ao discorrer sobre o protagonismo das mulheres na contemporaneidade, Adriana Marmori apontou elementos para uma crítica necessária sobre discriminação e vulnerabilidades que afligem as mulheres, além de mencionar a reforma trabalhista e a precarização da força de trabalho na atual conjuntura brasileira, tendo agravantes para a condição da mulher negra.

O presidente Otoniel Teixeira agradeceu, em nome de todos os vereadores, a participação marcante da Reitora nessa Tribuna Popular, bem como a presença da vice-reitora, pró-reitores, diretores, coordenadores de curso, professores e funcionários da UNEB. E acrescentou: “Professora Adriana Marmori assumiu a reitoria da Universidade do Estado da Bahia como uma verdadeira expressão dos seus vínculos e comprometimentos com a educação pública, gratuita e de qualidade”.

ASCOM/CMB