26 de novembro de 2021

Prevenção do câncer de próstata é tema de sessão especial na Câmara de Vereadores

A sessão especial dessa quarta-feira (24), no plenário da Câmara Municipal de Barreiras, foi integralmente dedicada à abordagem da Campanha “Novembro Azul”, mês no qual se intensificam atividades em favor da conscientização do público masculino sobre prevenção e tratamento do câncer de próstata.

Para discorrer sobre os principais aspectos relacionados à doença, o presidente Otoniel Teixeira (PSD) convidou o enfermeiro José Itamar Dias dos Santos, coordenador administrativo do Centro Especializado de Atendimento ao Homem de Barreiras (CEAH), vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, um espaço institucional criado para “cuidar de gente; cuidar de homem”.

Justifica-se o convite feito ao coordenador do CEAH porque se trata do segundo tipo mais comum de câncer entre os homens, conforme dados fornecidos pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), órgão ligado ao Ministério da Saúde para desenvolver e coordenar ações preventivas do câncer no Brasil.

Durante sua exposição no plenário da Câmara, o enfermeiro foi incisivo ao comentar a necessidade de “quebrar tabus”, em uma clara referência ao preconceito que a maioria dos homens nutre ao associar a ameaça da doença com a realização do exame de toque retal.

José Itamar também enfatizou a urgência mobilizadora da campanha em foco para reverter esse “paradigma de que homem não adoece”. Considera-se que essa realidade de prevalência do preconceito entre homens contribui com a elevação do índice de mortalidade nos casos de estágio avançado do câncer de próstata, girando em torno de 15 mil óbitos anuais (INPC, 2019).

Ainda de acordo com o conhecimento compartilhado por José Itamar, os pacientes geralmente são assintomáticos e esta condição silenciosa reforça a importância de detectar, com antecedência, alguma alteração na próstata, uma glândula pequena que somente o homem possui abaixo da bexiga. “Antes, avalia-se mediante PSA (antígeno prostático específico). Já o exame de toque costuma ser feito quando há sintomas avançados da enfermidade. Se houver comprovação do diagnóstico, inicia-se o tratamento disponível pelo SUS, a exemplo de radioterapia e cirurgia”, explicou o enfermeiro.

O presidente Otoniel Teixeira destacou a necessidade de reverter o descuido do público masculino em não fazer uso desse tipo de atendimento promovido pelo CEAH. A realização da sessão especial dedicada à campanha Novembro Azul foi prestigiada por vereadores, que fizeram perguntas de interesse público para o convidado, assim como pelo secretário municipal de saúde, Melchisedec Alves das Neves, em cuja fala ressaltou a prevenção e as condições objetivas de oferta dos serviços para a saúde do homem no CEAH, com garantia permanente de atendimentos urológicos, além de cuidados de enfermagem e serviço de psicologia.

ASCOM/CMB