10 de janeiro de 2023

Presidente Alcione Rodrigues participa da cerimônia de posse da nova diretoria da APAE-Barreiras

O presidente da Câmara Municipal de Barreiras, Alcione Rodrigues (União Brasil), participou da cerimônia de posse da nova diretoria da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Barreiras, realizada recentemente na quadra da entidade. O evento também foi prestigiado pelo vice-prefeito Emerson Cardoso, vereador Eurico Queiroz (Republicanos), presidentes de Lojas Maçônicas, secretários municipais, professores, pais e voluntários.

Os novos integrantes da APAE foram escolhidos para atuar pelos próximos três anos (2023-2025), tendo por presidente Marcos Antônio de Lira e vice-presidente Uallace Ferreira Ribeiro. Também fazem parte da nova gestão os diretores-secretários Fernando Sérgio Oliveira Gomes e Orly Nink, diretores-financeiros Adelson São Leão e Wagner Charles da Silva Thaumaturgo, assim como o diretor de patrimônio Tony Teixeira da Silva e o diretor social Nilton Nascimento Araújo.

Naquela ocasião, o presidente Alcione Rodrigues enalteceu o trabalho da APAE em nossa cidade, demonstrando sincera disposição, logo no começo do seu mandato à frente da Casa Legislativa, no sentido de ampliar parcerias e fortalecer o voluntariado relativo ao “movimento apaeano”, tendo em vista o inestimável trabalho desenvolvido com as crianças especiais do nosso município.

A implantação da APAE-Barreiras ocorreu em 1985, como parte da linha do tempo que registra o conjunto de serviços prestados pela Loja Maçônica Fraternidade Barreirense nº 44, que completou 70 anos em agosto do ano passado. Cabe mencionar que a emergência da APAE no contexto nacional resulta de um movimento voluntário da sociedade civil, precisamente nos anos 1950, com o objetivo de prestar assistência médico-terapêutica às pessoas com deficiência intelectual, em cujo tempo histórico dessa ocorrência ainda prevalecia a falta de serviços governamentais essenciais e especializados, principalmente para as populações ignoradas ou mal compreendidas.

ASCOM/CMB