07 de janeiro de 2023

Nova mesa diretora da Câmara Municipal de Barreiras foi empossada para o biênio 2023-2024

Foto: Effect Produtora

A posse da nova mesa diretora da Câmara Municipal de Barreiras para o biênio 2023-2024 aconteceu em 1º de janeiro (domingo) durante sessão solene prestigiada pelo vice-prefeito Emerson Cardoso, chefe de gabinete Jeferson Barbosa, bispo diocesano Dom Moacir Arantes, secretários municipais de Barreiras, amigos, familiares e convidados dos vereadores.

Foto: Effect Produtora

A ocupação total do plenário Dr. Aroldo Cavalcante naquela tarde de domingo representou um sinal de prestígio durante a solenidade que marcou a mudança, prevista no Regimento, da nova gestão do Poder Legislativo da cidade com maior destaque político, social e cultural no território do Oeste da Bahia.

Na ocasião, os vereadores empossados foram Alcione Rodrigues de Macedo (presidente), Sileno de Cerqueira Bispo dos Santos (vice-presidente), Yure Ramon da Silva Cunha (1º secretário) e Adriano Stein (2º secretário). Eles foram eleitos pelos pares em outubro do ano passado, cujo mandato a ser cumprido será de dois anos.

Foto: Effect Produtora

Tanto os novos integrantes quanto os vereadores que compuseram a gestão anterior receberam homenagens musicais, além das constantes interrupções com aplausos calorosos das pessoas acolhidas na Casa de todos os barreirenses.

Antes de passar o cargo de presidente, o vereador Otoniel Teixeira (PSD) ocupou a tribuna e fez um balanço do correspondente mandato, de maneira a destacar o que considerou ter sido uma gestão austera junto à Câmara Municipal, período durante o qual realizou uma das mais significativas economias do dinheiro público que é compulsivamente destinado do Executivo para o Legislativo, resultando em mais de 4 milhões de reais de devolução aos cofres da Prefeitura de Barreiras. Esse recurso já devolvido será aplicado em determinada obra de infraestrutura para melhorar a mobilidade urbana.

Foto: Effect Produtora

Por fim, Otoniel se igualou à origem rural do novo presidente Alcione Rodrigues (União Brasil) para caracterizar a amizade entre eles, o que se refletiu no clima de tranquilidade que marcou essa transição democrática.

Após assinaturas e leitura do termo de posse, o presidente Alcione Rodrigues fez seu primeiro pronunciamento na condição de novo dirigente da Casa do Povo. Ele agradeceu a presença de todos e deu ênfase à palavra “gratidão”, também citando os colegas da gestão anterior, com especial deferência ao “amigo, parceiro e companheiro, Otoniel Teixeira”, a quem disse ser “digno de todo respeito, porque teve muita sabedoria na condução dos destinos desta Casa Legislativa”.

Foto: Effect Produtora

O presidente Alcione frisou estar ciente dos novos desafios e pontuou alguns assuntos que deverão nortear a sua gestão, combinando investimentos e muita responsabilidade com o dinheiro público. Também ressaltou que a cidade de Barreiras é estratégica e se desenvolve cada vez mais, mencionando o protagonismo dos 19 vereadores. Em seguida, declarou que o trabalho da nova Mesa Diretora estará alinhado com o governo do prefeito Zito Barbosa, cuja administração municipal de destaque se deve à sustentação e apoio da maioria dos edis. “Enfatizo que a política é construída dentro de grupos. Todos sabemos que os poderes são independentes, mas é preciso estabelecer relações harmônicas, pautadas na lealdade dos seus integrantes”, afirmou Alcione Rodrigues.

Dirigindo-se aos familiares e amigos, o novo presidente lembrou emocionado da trajetória de vida simples, de pessoa criada na roça, que aos 12 anos precisou ajudar o pai Abel na reforma agrária do município de Angical. Também recordou quando veio morar em Barreiras na perspectiva de conseguir melhores condições de vida para a sua família. Trabalhou em vários setores do comércio e da prestação de serviços, com destaque para a atividade de mototaxista e da aproximação espontânea com setores organizados da sociedade civil, além das circunstâncias que o tornaram um agente público atuante e corajoso. Agora, cumprindo o terceiro mandato como vereador, Alcione Rodrigues realiza o sonho de presidir o Legislativo Barreirense.

ASCOM/CMB