13 de fevereiro de 2024

Nota de pesar da Câmara de Vereadores de Barreiras pelo falecimento da professora e musicista Jadyr Pamplona

A Câmara Municipal de Barreiras registra, com profundo pesar, o falecimento da senhora Jadyr de Brito Matta Pamplona, aos 93 anos, ocorrido nesta segunda-feira (12) em Barreiras. Trata-se da professora aposentada e musicista, cujo primeiro instrumento musical que começou a tocar com apenas 10 anos de idade – e tendo a orientação de um atento professor – foi o bandolim.

Natural de Angical, cidade da região Oeste da Bahia conhecida pela histórica atmosfera coletiva de ensinamentos e aprendizados musicais, Jadyr Pamplona veio residir em Barreiras no ano de 1945 e estudou no Colégio Padre Vieira. Com o intuito de cursar magistério, mudou-se temporariamente para o município baiano de Barra. De volta a Barreiras, ela se inseriu no contexto de aulas de música com a professora Amália Andrade, que também ensinava a tocar bandolim. Já nos anos 1960, integrou o conjunto Acordes de Bandolins, sob a liderança da professora Iazinha. No decorrer da sua longevidade, a musicista protagonizou incontáveis apresentações para o público em festas e eventos culturais.

Recentemente, Jadyr concedeu uma emocionante entrevista à equipe da Tv Câmara Barreiras, tocando com leveza o próprio bandolim, durante a noite de boemia cultural para homenagear os 40 anos de permanência do Bar do Vieirinha no Mercado Caparrosa, centro histórico da nossa cidade. Assista à reportagem completa neste link: https://www.youtube.com/watch?v=6xx2-s5SGF8

Matriarca da família, a mulher que gostava muito de tocar era mãe de Jane, Nilsinho e Gil Pamplona, deixando igualmente consternados nove netos, cinco bisnetos, demais familiares, amigos e toda comunidade de músicos populares regionais.

Em nome dos vereadores e servidores do Legislativo Barreirense, o presidente Alcione Rodrigues expressa sentimentos de pesar, com especial deferência à família Pamplona.

Barreiras, 13 de fevereiro de 2024

ALCIONE RODRIGUES DE MACEDO