03 de junho de 2024

Nota de pesar da Câmara de Barreiras pelo falecimento de Eurypedes Lacerda Pamplona, veterano barreirense ex-combatente de guerra

A Câmara Municipal de Barreiras registra, com imenso pesar, o falecimento do senhor Eurypedes Lacerda Pamplona, aos 104 anos de idade, ocorrido neste domingo (2), no Hospital Militar de Salvador. Ele era soldado veterano da Força Expedicionária Brasileira (FEB), com uma histórica atuação junto às forças aliadas para aniquilar o inimigo comum durante a 2ª Guerra Mundial.

O expedicionário barreirense, que nasceu na antiga casa nº 29 da Rua Barão de Cotegipe, era casado com EnoyBarreto Pamplona; pai de Êda e Éverton (este último faleceu em 2019). Com a promulgação da Constituição de 1988, fez jus à aposentadoria na condição de ex-combatente de guerra.

Cabe mencionar que a transferência do 4º BEC (Batalhão de Engenharia de Construção) da cidade de Crateús-CE para Barreiras-BA, em 1972, favoreceu a situação na qual o Cabo Pamplona passou a ser reverenciado por esta organização militar como um herói de guerra. Ele foi o único barreirense a combater o exército comandado pelo líder nazista Adolf Hitler naquele conflito mundial, contribuindo para firmar os ideais de liberdade e democracia no mundo. A sua trajetória houve de ser registrada no livro “Tiro, Guerra e Mito”, uma coautoria do Tenente Pinheiro, cujos lançamentos em duas edições (2015 e 2019) aconteceram no plenário da Câmara de Vereadores de Barreiras.

Em nome dos vereadores e servidores do Legislativo Municipal, o presidente Alcione Rodrigues ressalta a contribuição história de Eurypedes Pamplona, ao tempo em que expressa sinceras condolências à família e aos amigos deste ilustre barreirense que honrou as Forças Armadas.

Barreiras, 03 de junho de 2024

ALCIONE RODRIGUES DE MACEDO