27 de outubro de 2023

Legislativo Municipal homenageia médicos que atuam em Barreiras durante a 10ª sessão solene realizada em 18 de outubro

A comemoração do dia do médico, que aconteceu em 18 de outubro último no plenário Dr. Aroldo Cavalcante, ganhou contornos de significativa emoção com as homenagens do Legislativo Municipal aos 27 médicos e médicas escolhidos para representar a categoria, cujo critério adotado para legitimar a 10ª sessão solene incidiu na inestimável dedicação desses profissionais no sentido de salvarem vidas durante o período de enfrentamento da pandemia de covid-19.

Com o apoio integral da Mesa Diretora, a solenidade resultou de uma proposição conjunta do vereador/vice-presidente e médico Dr. Sileno de Cerqueira (PSD) com a vereadora e médica Dra. Graça Melo (Solidariedade). Ambos também receberam honrarias nesse contexto celebrativo.

O vice-prefeito Emerson Cardoso e a subsecretária municipal de saúde Juana de Souza Ribeiro, representando a secretária Jamile Rodrigues, prestigiaram o evento. Eles foram convidados pelo presidente Alcione Rodrigues (União) para estarem juntos durante a entrega da homenagem especial aos dois vereadores médicos.

Dentre os 27 homenageados foi possível conhecer a trajetória de especialistas que já trabalham na medicina há bastante tempo, em paralelo com quem passou a exercer a profissão mais recentemente. Neste último caso, destacam-se os egressos da 1ª turma de formados em Medicina pela Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), pois a formatura precisou até ser antecipada à época para obter reforço qualificado nas linhas de frente do enfrentamento do coronavírus.

Convém ressaltar que os laureados pelo Poder Legislativo representam uma parcela dos profissionais médicos que atuam em nossa cidade e região. O critério justificador de cada escolha houve de ser o trabalho deles(as) durante o período de enfrentamento da pandemia de covid-19 em Barreiras, especialmente salvando vidas na UTI covid do Hospital do Oeste (HO), enfermaria HO e UTI ITIBA do Hospital Central, assim como no Pronto Atendimento Coronavírus que funcionou no Hospital Eurico Dutra.

As falas de agradecimento revisitaram lembranças sempre mais desafiadoras para quem pertence à área de saúde. Também serviram para demonstrar as lições verdadeiramente humanas de resiliência e de aprendizados que a pandemia exigiu de todos, em nível planetário. Como parte dessa comemoração, a equipe da Tv Câmara Barreiras produziu um conteúdo jornalístico especial dando destaque às memórias dos médicos, às realidades antes e depois das primeiras vacinas e à busca incessante por salvar vidas, além de depoimentos emocionantes de pacientes que sobreviveram à infecção pelo coronavírus, notadamente após internações em UTI.

Diretoria Geral de Comunicação/CMB