03 de maio de 2022

Câmara Municipal sedia abertura do primeiro seminário contra incêndio promovido pelo Corpo de Bombeiros de Barreiras

A Câmara Municipal de Barreiras sediou, na noite de 28 de abril último, a abertura do 1º Seminário de Segurança contra Incêndio, em formato de Audiência Pública, sob a responsabilidade do 17º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM), com sede em Barreiras e destacada abrangência na região Oeste.

O presidente Otoniel Teixeira (PSD), enquanto anfitrião, fez a abertura oficial do evento realizado no plenário Dr. Aroldo Cavalcante, sendo também acompanhado pelos vereadores Adriano Stein (PP), Rider Castro (União Brasil) e Silma Rocha (Republicanos).

Várias autoridades do comando do Corpo de Bombeiros e de outras corporações militares prestigiaram a abertura do seminário, cujo objetivo principal foi difundir a cultura de segurança contra incêndio e pânico, em conformidade com o marco regulatório, tanto em nível nacional quanto estadual.

A mensagem norteadora do evento esteve voltada para abertura de diálogo, assim como a busca permanente de conscientização das autoridades públicas, conselhos profissionais e entidades civis sobre a importância de evitar determinados acidentes, especialmente a ocorrência de incêndios que só trazem perdas patrimoniais, ambientais e de vidas.

Para o Major BM Cleber Pacheco Bahia, comandante do 17º GBM, a prevenção corresponde ao carro chefe da corporação. Ele destacou o acolhimento dado pela presidência do Legislativo Barreirense e fez um arrazoado sobre a visão institucional do Corpo de Bombeiros, antecipando elementos significativos da palestra proferida pelo engenheiro civil, Major BM Marcos Moreira, sobre o tema “Legislação contra Incêndio e Pânico na Bahia”, durante a qual destacou elementos do marco regulatório em convergência com o desenvolvimento da “mentalidade prevencionista”.