06 de maio de 2024

Câmara Municipal concede o Título de Cidadão Barreirense ao atual Comandante do 4º BEC

Em sessão solene realizada no dia 24 de abril último, no plenário da Câmara Municipal de Barreiras, o presidente Alcione Rodrigues de Macedo, juntamente com os demais vereadores da atual legislatura, realizou a entrega do Título de Cidadão Barreirense ao atual comandante do 4º Batalhão de Engenharia de Construção (BEC), Tenente-Coronel Erevelton Marcos Kosciureski.

A entrega dessa titularidade aprovada em conjunto aconteceu logo após a realização da 19ª sessão anual ordinária com Tribuna Popular, na qual o Tenente-Coronel Kosciureski fez uma exposição sobre os feitos do 4º BEC, cuja transferência da cidade cearense de Crateús para Barreiras aconteceu no ano de 1972. Ele também destacou a missão do Batalhão na construção de ferrovias e no combate à seca, além de mostrar imagens antigas e recentes dos momentos significativos dessa Organização Militar do Exército Brasileiro na região Oeste da Bahia, com destaque para a construção da BR 242, tendo como resultante final tirar o município de Barreiras do isolamento geográfico.

Ambas as atividades legislativas – tribuna popular e sessão solene – foram prestigiadas por diversas autoridades civis e militares, com especial comparecimento de membros do 4º BEC. Destaque para a ilustre presença do General de Divisão André Luiz Aguiar Ribeiro, comandante da 6ª Região Militar, sediada em Salvador-BA.

Em seu pronunciamento, o Gen Div Ribeiro reverenciou os veteranos presentes, destacando o legado deles para espelhar as novas gerações de soldados e oficiais. Dirigindo-se com gratidão aos vereadores pela receptividade e homenagem prestada ao Ten Cel Kosciureski, mencionou que a sociedade de Barreiras é diferente, com valores historicamente compartilhados entre os barreirenses e os militares.

Diretoria Geral de Comunicação/CMB