10 de novembro de 2022

Câmara de Barreiras realiza Tribuna Popular voltada à conscientização da saúde do homem, no contexto da campanha Novembro Azul

A Câmara de Vereadores de Barreiras abriu espaço em sua Tribuna Popular, nesta quarta-feira (9), para uma exposição intitulada “Prevenção e diagnóstico do câncer de próstata”, no contexto da Campanha Novembro Azul, mês dedicado à conscientização sobre a doença que é uma das mais recorrentes entre os homens, perdendo somente para o câncer de pele (não melanoma).

O enfermeiro José Itamar Dias e o médico Kevin Lima Tavares ocuparam a Tribuna Popular para abordar essa temática, cujo alinhamento discursivo entre os dois representantes da área da saúde convergiu para chamar a atenção do público masculino acerca da prevenção e do diagnóstico precoce, pois estas são as únicas formas de garantir a cura da doença.

O enfermeiro José Itamar, que coordena o Centro Especializado de Atendimento ao Homem (CEAH) da Secretaria Municipal de Saúde, destacou a importância da mobilização das pessoas para conscientizar os homens que, de maneira equivocada, se acham “invencíveis”, o que somente reforça a cultura masculina do preconceito e consequente descuido com a própria saúde. Ele destacou ser fundamental o apoio da família no sentido de convencer os parentes homens a se cuidarem mais.

Cumpre destacar que os especialistas consideram que a única forma de garantir a cura do câncer de próstata é realizar o diagnóstico precoce. Apesar das disparidades e da crescente demanda regional, inclusive pela carência de atitude preventiva das pessoas, o Sistema Único de Saúde (SUS) assegura o tratamento, a exemplo de exames clínicos e procedimentos cirúrgicos. Na condição de coordenador do CEAH, José Itamar fez referência à pactuação em rede definida pelo munícipio de Barreiras, além do empenho da Secretaria de Saúde local ao adotar medidas para reduzir as dificuldades de contratação de médicos especialistas realmente interessados em atuar na rede pública.

De acordo com o médico urologista Kevin Tavares, o câncer de próstata é o mais frequente entre os homens, embora disponha de uma taxa de cura elevada se houver uma real atitude de prevenção por parte desse público. Mencionou que 50% dos homens não deverão se consultar com um urologista porque deixam o preconceito obscurecer a lógica eficaz dos cuidados com a própria saúde. Ele disse que o exame de toque retal em consulta – principal motivo de preconceito – favorece a cura em 90% dos casos. Também citou outros exames como PSA (sangue) e ultrassonografia (visualizar o tamanho da próstata), os quais também ajudam no diagnóstico da doença. A depender dos fatores de risco como histórico familiar da doença, sedentarismo e obesidade, recomenda-se a realização de um desses exames a partir dos 45 anos de idade.

O presidente Otoniel Teixeira conduziu os trabalhos dessa sessão especial com Tribuna Popular. Ele afirmou que, infelizmente, persiste entre a maioria dos homens o preconceito quando se trata de realizar o exame específico para diagnosticar a doença, atitude que só atrapalha a prevenção. Os demais vereadores presentes fizeram uso da palavra, destacando o conhecimento compartilhado pelos convidados e a necessidade urgente de conscientizar os homens sobre a prevenção que eleva o coeficiente de cura, além de se mostrarem vigilantes enquanto agentes públicos que devem reivindicar tratamentos e cirurgias para os pacientes oncológicos em geral.

ASCOM/CMB