10 de março de 2023

Câmara de Barreiras homenageia Mulheres Políticas na abertura da programação da Semana da Mulher

A Câmara Municipal de Barreiras realizou uma programação especial durante a semana dedicada às mulheres, cuja abertura na manhã do último dia 6 de março foi destinada a prestar homenagens às “Mulheres Políticas”, especialmente ex-vereadoras e vereadoras da atual Legislatura.

O presidente Alcione Rodrigues de Macedo (União Brasil) promoveu uma acolhida durante a qual fez questão de enaltecer o significado da Semana da Mulher no âmbito do Legislativo Barreirense, com a colaboração efetiva das seis vereadoras. Ele também destacou a necessidade de evidenciar o protagonismo feminil enquanto contraponto à mentalidade machista que infelizmente ainda perdura em nossa sociedade. Esta abertura contou com a presença do vice-prefeito Emerson Cardoso, e dos vereadores João Felipe (União Brasil), Rider Castro (União Brasil), Rodrigo do Mucambo (União Brasil), Dr. Sileno (PSD), Valdimiro José (Podemos) e Yure Ramon (MDB).

Por entre recordações e falas dirigidas às colegas de ontem e de hoje, as ex-vereadoras demonstraram grande apreço pelo reconhecimento público da concernente história singular na política local, assim como pela “coragem na inescapável luta das Mulheres para ocupar espaços de decisão”. Receberam honrarias as ex-vereadoras Marina Castro (mandato exercido de 1973 a 1976), Ignez Pitta de Almeida (de 1983 a 1988), Nilza Silva Martins, eleita para dois mandatos cumpridos no período de 1997 a 2004, e Karlúcia Macêdo (mandato exercido de 2013 a 2016). As duas últimas homenageadas também foram eleitas vice-prefeitas em nossa cidade.

As vereadoras Carmélia da Mata (PP), Teteia Chaves (PP), Ivete Ricardi (Avante), Beza (Avante), Dra. Graça (Solidariedade) e Silma Rocha (Republicanos) também tiveram o merecido destaque durante a solenidade, pois estas seis parlamentares compõem uma legislatura histórica pelo coeficiente elevado de mulheres exercendo mandatos simultâneos na Casa de Leis.

ASCOM/CMB