31 de março de 2023

Câmara de Barreiras comemora os 198 anos da Polícia Militar da Bahia com tribuna popular e sessão solene realizadas no mês de março

A comemoração dos 198 anos da Polícia Militar da Bahia (PMBA) recebeu uma atenção especial dos vereadores de Barreiras durante o mês de março, quando foram realizadas a primeira tribuna popular de 2023 abordando o assunto e a sessão solene para prestar homenagens a profissionais PMs que fazem parte da longeva corporação, e atuam em nosso município.

A tribuna popular contou com a presença do tenente-coronel Soares Mariano, comandante interino do Comando de Policiamento da Região Oeste (CPR-O), enquanto a exposição ficou sob a responsabilidade do tenente-coronel Camilo Uzeda, comandante do 10º Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação (BEIC), que evidenciou aspectos significativos da PMBA no decorrer de quase dois séculos de serviços prestados à sociedade, além de apresentar um vídeo institucional com datas, fatos, memórias e testemunhos.

A exposição feita pelo tenente-coronel Uzêda também contemplou indicadores atualizados acerca das ações desenvolvidas pela Polícia Militar no ano de 2022 e especial referência aos 48 anos do 10º BEIC.

No mesmo contexto comemorativo, o presidente da Câmara Municipal de Barreiras, Alcione Rodrigues (União Brasil), fez a abertura da sessão solene destinada à entrega de honrarias aos homenageados da Polícia Militar, conforme indicações protocoladas pelo vereador e 2º secretário Adriano Stein (PP), e aprovadas pelos pares.

Receberam os Títulos de Cidadania Barreirense o capitão Franciel Carneiro Santos, subcomandante da Companhia Independente de Policiamento Tático (RONDESP Oeste), e o major Araken Ferreira de Souza, comandante da 83ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM). Já o coronel Osival Moreira Cardoso foi agraciado com a comenda em Honra ao Mérito 26 de Maio, como forma de reconhecer publicamente o trabalho realizado e a recente ida dele para a reserva remunerada (aposentadoria).

Outro momento marcante dessa sessão solene houve de ser protagonizado por 10 policiais militares escolhidos junto às respectivas corporações para receber uma honraria especial, tendo por justificativa os relevantes serviços operacionais (ou de ensino) prestados em cada companhia, comando ou setor de ensino militar, assim como ao nosso município.

 

ASCOM/CMB