21 de março de 2022

Bispo Diocesano de Barreiras participa de Tribuna Popular na Câmara de Vereadores

No tempo em que a comunidade católica se encontra integralmente voltada à preparação para a Páscoa, o Bispo Diocesano de Barreiras, Dom Moacir Silva Arantes, ocupou a Tribuna Popular da Câmara de Vereadores, na noite de 16 de março, para falar sobre as ações desenvolvidas no primeiro ano correspondente à sua atuação nesse novo ofício pastoral, além de promover notórios esclarecimentos sobre o tema e o sentido da Campanha da Fraternidade (CF 2022).

O convidado para ocupar a Tribuna Popular, que geralmente é agendada para acontecer às quartas-feiras, foi nomeado bispo de Barreiras em outubro de 2020, pelo Papa Francisco, cuja posse aconteceu em janeiro de 2021, na histórica catedral mais conhecida como Igreja São João Batista.

Natural de Itapecerica-MG, Dom Moacir Arantes foi espontâneo ao afirmar que não conhecia Barreiras até aquela data e sua mudança para a Bahia coincidiu com o auge da pandemia de Covid-19, tendo inclusive que aprender a lidar com as sequelas mais amplas oriundas do enfrentamento da crise sanitária e prevenir erros graças à obediência aos decretos publicados pelas autoridades públicas.

Dom Moacir empregou a palavra “gratidão” em referência à nomeação feita pelo pontífice, fazendo com que ele se tornasse o terceiro bispo na história da Diocese de Barreiras. Diante dessa realidade, declarou que sua vinda foi para ficar nesse “espaço de convivência humana”, servindo a uma “Igreja profundamente comprometida e uma comunidade viva”, a exemplo dos muitos projetos pastorais já existentes e voltados para crianças, jovens e idosos, com os quais buscou logo se familiarizar enquanto gesto de abertura para o bem comum.

Quanto à Campanha da Fraternidade, esta anualmente lançada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o bispo diocesano de Barreiras esclareceu que, em sendo a Igreja parte da sociedade, esse tipo de programação ganha destaque na perspectiva de oferecer uma oportunidade de assunto para refletir, escutar e dialogar.

Em 2022, o tema da CF propõe relacionar “Fraternidade e Educação”, com o lema “Fala com sabedoria, ensina com amor” (Provérbios 31, 26). Dom Moacir explicou que se trata da proposição de caminhos, à luz da fé cristã, para alcançar o humanismo integral e solidário pela educação. “Nascemos para ser educados e transformar a realidade; assim como sermos mais humanos e solidários. É preciso prevenir a destruição de possibilidades futuras. Nós vivemos para o outro e a nossa educação precisa ser integral”, conclamou Dom Moacir, com sabedoria e generosidade nas palavras escolhidas para se dirigir aos edis e ao público em geral.

Essa Tribuna Popular contou com a participação atenta do presidente Otoniel Teixeira (PSD), dos demais vereadores e do chefe de gabinete da Prefeitura de Barreiras Jeferson Barbosa. Também estiveram presentes no plenário da Câmara Municipal religiosos, agentes de pastorais, diáconos e leigos.

ASCOM/CMB