21 de outubro de 2019

Barreiras é contemplada com instalação da 8ª Regional da Defensoria Pública

Os vereadores de Barreiras receberam na manhã desta segunda-feira, 21, a visita da defensora pública Laís Daniela Sambuc, coordenadora da 8ª Regional da Defensoria Pública, que será instalada nesta terça-feira, 22, no município. Ela foi acompanhada pelas cerimonialistas, Socorro Lopes e Alana Rosa. Os vereadores foram convidados para participar da cerimônia, marcada para ter início, às 16h. A 8ª Regional da Defensoria Pública está localizada à rua 26 de maio, 568 – Centro.

A instalação faz parte do plano de interiorização da Defensoria Pública, proposta pelo Defensor Público Geral do Estado da Bahia, Rafson Saraiva Ximenes, que pretende instalar até o final do ano 13 Regionais da Defensoria no Estado. Os municípios de São Desidério e Luís Eduardo Magalhães também fazem parte do projeto de expansão que vai permitir mais autonomia para as regionais.

A Defensora Pública, Laís Daniela Sambuc, foi recebida pelo vice-presidente, João Felipe de Melo Lacerda, os vereadores Alcione Rodrigues, Nereu do Gás, Cezar da Vila, Francisco Bezerra Sobrinho e Ben-Hir. Também fizeram parte da reunião o diretor Administrativo, Marcos Lira, o chefe de Gabinete, Ivanildo Júnior, procuradores e advogados da Casa. O vice-presidente João Felipe, destacou a importância da Regional da Defensoria e da participação da sociedade na solenidade de instalação, e confirmou a presença da Câmara.

A Defensoria Pública presta assistência jurídica gratuita às pessoas que não têm condições de pagar pelo serviço. Até o ano de 2017, quando foi inaugurada a Defensoria Pública de Barreiras, o município passou vinte anos sem um Defensor Público, assim como a região Oeste. Em 2017, a população contava com três profissionais. Hoje já são cinco atuando durante toda a semana. Com a instalação da 8ª Regional da Defensoria Pública, Barreiras deixa de ser coordenada pela cidade de Ilhéus, e além de mais autonomia, passa a oferecer melhor estrutura de atendimento.