28 de março de 2018

Aprovado em primeiro turno projeto que cria Banco de Alimentos em Barreiras

Durante a sessão desta terça-feira, 27, o vereador Eurico Queiroz Filho, solicitou a colaboração dos colegas para aprovação do projeto 096/2017, de sua autoria, que institui o Programa Banco de Alimentos. O Brasil está entre os dez países que mais desperdiçam alimentos em todo mundo. Cerca de 30% da produção são jogados fora.

Com isto, o Programa tem como objetivo conseguir doações e promover a distribuição para entidades que trabalham com pessoas ou famílias em estado de vulnerabilidade.

O Programa diz respeito a arrecadação de alimentos industrializados ou não, que, por qualquer razão tenham perdido a condição de comercialização, sem, no entanto, terem sido alteradas suas propriedades que garantam condições plenas e seguras para o consumo, dentro do prazo de validade. O projeto foi aprovado em primeiro turno de votação, e segue agora para a pauta de votação em segundo turno.

De acordo com a proposta do vereador, caberá ao município a coleta dos alimentos doados, o que deve ser feito com a utilização de veículos adequados e devidamente autorizados pela autoridade sanitária municipal ou estadual, mediante a solicitação do doador. Além de coordenar, a prefeitura também será responsável por incentivar a instituição do Programa em todos os bairros e regiões de Barreiras.

“Este projeto é de fundamental importância, pois, precisamos acabar com o desperdício, e assim, ajudar as pessoas que precisam. E desta forma vamos colaborar também com os comerciantes que por muitas vezes não doavam porque não tinham amparo legal para distribuir os alimentos com prazo de validade perto do vencimento”, afirmou o vereador Eurico Queiroz.