Sessão da Câmara de Barreiras é marcada por fortes críticas a secretaria de saúde

sessao03-02

Nesta quarta-feira (03/02), a sessão ordinária da Câmara de Barreiras foi transformada em Especial pelo presidente Tito, devido à falta de quórum.

Após a leitura do expediente, rito inicial de cada sessão para que os projetos de lei comecem a tramitar, os vereadores que usaram a Tribuna para seus pronunciamentos, mais uma vez mencionaram os graves problemas que a população de Barreiras vem enfrentando, a exemplo dos serviços de saúde que mesmo frente às tantas denúncias que já foram feitas nos últimos três anos, além das fiscalizações realizadas por grande parte dos vereadores, e a insatisfação manifestada por cada um popular que depende dos serviços básicos de saúde no município, infelizmente, continuam reproduzindo os mesmos erros, o que compromete a vida do povo, principalmente das pessoas mais necessitadas de seus respectivos serviços.

Em seu pronunciamento, o vereador Vivi Barbosa voltou a fazer duras críticas a secretária municipal de saúde, a Srª. Regina Figueiredo, dizendo que ela não conseguiu perceber suas grandes falhas, e que nada tem feito para aprimorar a prestação de serviço na pasta de sua responsabilidade.  O vereador diz que é preciso tomar providências quanto aos seus serviços, haja vista que a área de saúde é de suma importância para a vida do povo, e que o povo não consegue marcar nenhum tipo de exame de rotina, além da negligência com o fornecimento de remédios nas farmácias básicas.

Já a vereadora Beza diz que vem recebendo constantes denúncias sobre o não funcionamento da cozinha do Hospital Eurico Dutra, dentro dos três anos da atual administração. Diz ainda que toda alimentação do Hospital é fornecida por restaurante terceirizado com a entrega de marmitas. A vereadora faz um apelo aos colegas para que juntos possam buscar soluções para o problema, pois o dinheiro gasto com o restaurante deveria ter sido empregado era na reforma da cozinha para que voltasse a funcionar. Segundo cálculos feitos por Beza e Vivi Barbosa, o gasto mensal com a alimentação é de R$ 80.000,00; o que resulta em cerca de R$ 3 milhões de reais durante os três anos.

Outra grave denúncia veio do vereador Otoniel Teixeira, que detectou na Comunidade de Palmeiras, uma situação não admissível, onde há 3 anos, crianças estão fora da sala de aula devido a falta do transporte escolar, o que deveria ser fornecido pelo município, para que essas crianças possam chegar até uma escola. Disse ainda que os pais que contam com melhor poder aquisitivo, foram obrigados a alugar casas na cidade para não verem seus filhos fora da escola.

Ratificando o pronunciamento dos colegas, a vereadora Drª. Graça Melo, falou também que é preciso fiscalizar a situação da zona rural a exemplo do Cantinho, onde o povo está impedido de vir à cidade resolver seus problemas porque as estradas estão totalmente intransitáveis, que inclusive as crianças não puderam realizar suas matrículas por não poder sair da localidade.

Para o presidente Tito, a população está sofrendo com problemas gravemente comprometedores para com a qualidade de vida, principalmente no que se refere aos serviços de saúde. E menciona ainda que o tema saúde tem sido de fato, um dos problemas mais debatidos na Casa em quase todas as sessões tanto por parte da oposição, como pela base do governo, e reconhece a seriedade de alguns colegas, que mesmo sendo da base aliada ao Poder Executivo apresentam de forma muito clara a situação da saúde no município e conclui dizendo: “o prefeito precisa fazer urgente uma correção de rumo desse governo, em todas as áreas, pois as soluções estão todas aí, basta que queiram oferece-las a população. Vamos continuar fiscalizando e cobrando as ações do Executivo, esse é o papel da Câmara”. Frisou o presidente Tito.

Ao encerrar a sessão, o presidente Tito fez reconhecimentos, parabenizando a equipe que realiza os serviços de comunicação na Câmara Municipal, destacando principalmente os serviços oferecidos pela TV Câmara de Barreiras Canal 4.1, reconhecendo o trabalho do diretor, o Sr. Lucas Moreira, que junto à equipe desempenha um excelente trabalho com a produção de programação local e diária, de modo especial destacando e valorizando os artistas da terra e toda a integração social do município.

ASCOM – Câmara Municipal de Barreiras

  • Compartilhe: