Publicado em 20/04/2017 às 04:04

Rio de Ondas é tema da Tribuna Popular da Câmara de Barreiras

A Tribuna Popular desta quarta-feira, 19, foi ocupada pelos representantes das Associações de pequenos produtores do Rio de Ondas que estão preocupados com a degradação ambiental sofrida pelo rio. De acordo com os presidentes das 07 associações, até a água, quase sempre, tem exalado mal cheiro, o que tem causado ainda mais discussão em torno da poluição.

O presidente do Conselho das Associações (Convale), Deusdete Santiago, ocupou a Tribuna e mostrou o problema por meio de fotos e trabalhos de pesquisa, realizados às margens do rio de Ondas. Representantes de diversos órgãos ligados ao Meio Ambiente participaram da sessão e discutiram o problema junto com os moradores do Val da Boa Esperança, que compareceram em grande número em busca de uma solução para a constante poluição ambiental, uma vez que as comunidades ribeirinhas dependem do rio para sobreviver.

A Câmara de vereadores vai levar a discussão adiante, tendo em vista a relevância do assunto para a sociedade. O objetivo é unir forças e encontrar meios que inibam a degradação do rio de Ondas.

Além dos moradores, a Tribuna Popular, contou também com a presença de artistas locais. O poeta Ronaldo Sena, recitou uma poesia falando sobre os rios, e o cantor Xuma, fez uma apresentação, conscientizando para a necessidade da preservação dos rios que cortam a região Oeste.