26 de outubro de 2021

Câmara de Barreiras sedia abertura da 8ª Conferência Municipal de Saúde

O plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Barreiras foi escolhido, na noite desta segunda-feira, 25, para sediar a abertura oficial da 8ª Conferência Municipal de Saúde, com o tema “Garantia do SUS e do Controle Social: desafios e perspectivas em tempos de pandemia”.

O evento contou com a participação de profissionais da saúde, assim como de integrantes das áreas técnica e administrativa da correspondente pasta municipal, além de membros da sociedade civil, vereadores e outras lideranças políticas locais.

A mesa inicial foi composta pelo presidente do Conselho Municipal de Saúde, Gilvan Ferreira, a quem coube a abertura oficial da 8ª conferência. Também ocuparam a mesa de trabalhos o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Otoniel Teixeira, e o vice-prefeito e secretário de planejamento, Emerson Cardoso. Este último representou o prefeito Zito Barbosa e, em seu pronunciamento, deixou um recado importante sobre as responsabilidades nas esferas federal, estadual e municipal, destacando avanços e atuais impactos na saúde do município.

Outros convidados a ocuparam a referida mesa foram o secretário municipal de saúde, Melchisedec Neves, e a subsecretária Jamile Rodrigues, além de Lívia Barbosa (Núcleo Regional de Saúde), professor Rafael Simões (diretor do CCBS/UFOB) e professor Joaquim Neto (diretor do DCH/UNEB – Campus de Barreiras).

Durante sua fala, o presidente do conselho de saúde destacou a importância da conferência para a vida das pessoas, mencionando aspectos sobre o enfrentamento da pandemia. Gilvan Ferreira disse, ainda, que esta é uma oportunidade ímpar para a sociedade participar e opinar sobre a condução do serviço de saúde pública para os próximos quatro anos.

Ao ocupar a tribuna, o secretário Melchisedec Neves enalteceu a criação desse espaço democrático proporcionado pela conferência, com debates coletivos e decisões estratégicas sobre as políticas municipais de saúde. ¨É um momento ímpar, em que é possível parar um pouco para olhar a nossa rede e conferir a implementação desta política pública”, disse Melchisedec.

O presidente da Câmara de Barreiras, Otoniel Teixeira, enalteceu o tema da conferência deste ano e comentou que os ensinamentos trazidos pela pandemia servem para toda a sociedade, o que deverá subsidiar as discussões dos eixos temáticos. Ele também considerou, em tom retrospectivo, que todos os municípios foram pegos de surpresa com essa pandemia. ¨Os municípios foram pegos sem planejamento, sem estrutura financeira, sem nenhuma noção de como (os gestores) deveriam agir diante de tamanho problema¨, resumiu o presidente.

Esta conferência municipal de saúde foi precedida de uma programação de pré-conferências e, após a abertura oficial que também contou com uma esclarecedora palestra sobre a dimensão do Sistema Único de Saúde (SUS), ministrada pelo professor Bruno Klécius Andrade Teles (UFOB), houve continuidade dos trabalhos na terça-feira (26), com discussões sobre os eixos temáticos, apreciações e votações presenciais no Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia (IFBA).