11 de janeiro de 2022

Câmara de Barreiras faz economia e devolve parte do duodécimo para investimento na cidade

Imagem cedida pela Dircom/PMB

Uma decisão responsável da Câmara de Vereadores, ocorrida no final de 2021, deverá contribuir significativamente com o atual processo de desenvolvimento da cidade de Barreiras. Trata-se do ato de devolução de parte dos recursos do duodécimo, ou seja, de valores que foram economizados pelo Poder Legislativo, durante o ano 2021, depois de custeadas todas as despesas, encargos e salários dos servidores.

O montante do duodécimo devolvido à Prefeitura de Barreiras foi de quase 2,5 milhões de reais, quantia esta que é considerada histórica no comparativo com fatos similares ocorridos no âmbito do legislativo barreirense.

Essa devolução de recursos resultou de um propósito estabelecido pelo Presidente da Câmara, vereador Otoniel Teixeira (PSD), em cujo discurso de posse emergiu o comprometimento com realizações de austeridade e de transparência na condução da atual legislatura, pois ele honrou com todas as despesas mensais para assegurar o pleno funcionamento dos setores da Casa em 2021, com especial destaque para pagamentos junto a fornecedores e folha dos servidores rigorosamente em dia.

Na prática, o presidente Otoniel, com o apoio da Mesa Diretora, assumiu a atitude de se deixar guiar pelo conceito de economicidade, o que resulta em uma gestão austera que ele próprio abraçou porque se convenceu, há muito tempo, das melhorias em prol da coletividade quando o gestor se empenha em zelar pelo dinheiro público.

Outra lição deixada pelo histórico ato de devolução consiste em evidenciar a relação de respeito e de mútua cooperação, assim como o trabalho harmônico – embora independente – entre os Poderes Legislativo e Executivo de Barreiras, conjuntura que se fortalece nessa segunda gestão do Prefeito Zito Barbosa.

Portanto, o recente e considerável valor que a Câmara Municipal devolveu aos cofres da Prefeitura de Barreiras deverá subsidiar o Plano de Mobilidade Urbana, mais precisamente a construção de uma terceira ponte sobre o Rio Grande, de maneira a contribuir com a melhoria do tráfego entre o centro da cidade e a região de Barreirinhas.

ASCOM/CMB