08 de fevereiro de 2017

Tribuna Popular recebe Associação de Amigos dos Autistas de Barreiras

aut1

Na quarta-feira (13/04), a Associação de Amigos dos Autistas de Barreiras e região – AMA, representada por sua Coordenadora Geral a Srª Joice Nazaro e a especialista Srª Maurem Coité, ocupou a Tribuna Popular, para falar sobre a Associação e seus trabalhos desenvolvidos.

Participou da abertura desta sessão com apresentações em homenagem ao Dia do Hino Nacional Brasileiro, um grupo de crianças do Projeto Letras na Rua da Associação Cultural e Comunitária dos Moradores do bairro Vila Brasil coordenada pela Professora Lurdinha.

aut2

As palestrantes apresentaram informações com o intuito de divulgação da instituição criada em dezembro de 2015, por iniciativa de pais de crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A mesma tem como objetivo especial dar suporte aos autistas e seus familiares a fim de favorecer e estimular o crescimento saudável destas crianças. Segundo elas, em Barreiras existe um número bastante expressivo de crianças diagnosticadas com o transtorno que necessitam de atendimentos. Com a ausência de uma instituição voltada especificamente para o tratamento e desenvolvimento dos autistas, a APAE tem desenvolvido um relevante papel de suporte e acompanhamento às famílias e as crianças diagnosticadas.

Ao falar dos trabalhos desenvolvidos pela instituição realizados por uma equipe de voluntários, as apresentadoras falaram da necessidade de somar forças com os poderes públicos de Barreiras e outras iniciativas da sociedade civil organizada, bem como do atendimento especializado nas escolas com as equipes de multiprofissionais com atendimentos específicos, o que irá ampliar o trabalho realizado através do Atendimento Educacional Especializado – AEE.

Várias atividades de mobilização já foram realizadas na cidade, a exemplo da carreata e concentração na Praça Castro Alves no dia 02 de abril, Dia Mundial de conscientização do Autismo. As representantes da Associação e o presidente da Câmara, vereador Tito, convidaram para uma palestra sobre o assunto a ser realizada na Câmara Municipal no próximo domingo dia 17/04, às 19h, com o palestrante Nelson Marra.

aut3

Nesta sessão também foi tema de discussão a questão da diversidade e identidade de gênero, que por entender, flexibiliza para ideologia de gênero. O assunto tem divido opiniões entre os vereadores desde junho de 2015, após ser incluído no Plano Municipal de Educação do Município – PME. Como líder da Casa Legislativa e por primar por um debate harmônico na Casa, o presidente Tito firmou compromisso com os colegas que garantirá, além de ocupação na Tribuna Popular por pessoas especialistas na área, uma audiência pública será realizada o mais breve possível com especialistas.

Ascom – Câmara Municipal de Barreiras