23 de novembro de 2015

Câmara de Barreiras presta homenagem ao dia do dentista

Na sessão da última quarta-feira (28/10), a Tribuna Popular da Câmara de Barreiras foi ocupada pela Associação Brasileira de Odontologia – ABO e pelo Conselho Regional de Odontologia da Bahia – CROBA.

A Tribuna que teve por objetivo homenagear o “Dia do Dentista” comemorado no dia 25 de outubro, contou com a participação dos odontólogos, Dr. Marcelo Cartaxo, cirurgião dentista e delegado do Conselho Regional de Odontologia da Bahia, Dr. Rui Guedes, cirurgião dentista, presidente da Associação Brasileira de Odontologia, Seção Barreiras e Dr. Marcos Pires, cirurgião dentista, presidente eleito da Associação Brasileira de Odontologia, Seção Barreiras.

Primeiro representante da odontologia a falar, o delegado do CROBA Dr. Marcelo Cartaxo destacou que o Conselho Regional de Odontologia da Bahia – CROBA e o Conselho Federal de Odontologia – CFO formam, em seu conjunto, uma Autarquia Federal instituída pela Lei 4.324 de 14 de abril de 1964, com personalidade jurídica de Direito Público, autonomia administrativa e financeira, e jurisdição em todo Estado da Bahia.

Dentre as suas finalidades destaca-se, principalmente, a supervisão da ética profissional, cabendo-lhe zelar pelo prestígio e bom conceito da profissão do cirurgião-dentista e demais categorias auxiliares. Dr. Marcelo esclareceu que a firme atuação do Conselho tem evitado a atuação de dentistas práticos que desenvolvem trabalhos clandestinos colocando em risco a saúde da população.

Em seguida foi à vez do cirurgião Dr. Rui Guedes, presidente da Associação Brasileira de Odontologia, Seção Barreiras, que falou da história da ABO, que tem origem em 1917, como Federação Odontológica Brasileira (FOB), que em 1949, passou a ser oficialmente denominada União Odontológica Brasileira, e só em 1962 decidiu-se adotar o nome Associação Brasileira de Odontologia (ABO).

Para o presidente da ABO, independente do nome ou da época, a capacitação e a evolução profissional sempre foram encaradas como prioridade.

“Nossa missão é promover a odontologia nacional e internacionalmente, valorizar o cirurgião-dentista no contexto técnico-científico e sociocultural, e contribuir com a política de promoção de saúde bucal da população” disse.

Próximo representante da odontologia a falar, o presidente eleito da Associação Brasileira de Odontologia – ABO, Seção Barreiras, Dr. Marcos Pires, destacou que de Norte a Sul e de Leste a Oeste do País, o profissional de odontologia pode contar com a ABO Nacional. Ao longo de 54 anos de trajetória, ela conseguiu fincar sua bandeira associativa em todos os 27 Estados brasileiros. Registrando que a ABO tem hoje cerca de 90 mil associados, mas trabalha em defesa de todos os 200 mil profissionais brasileiros, trazendo vantagens e benefícios para toda a classe odontológica. E que doravante estará trabalhado para fortalecer ainda mais a atuação da Seção Barreiras da entidade.

Em seguida os profissionais da odontologia foram saudados pelos vereadores debatendo questões relevantes sobre o atendimento odontológico no município.

No Grande Expediente, diversos vereadores fizeram uso da palavra destacando e enaltecendo a importância dos profissionais da odontologia para a saúde bucal da população.

Ao finalizar a sessão, o presidente Tito anunciou a todos que, “os engenheiros responsáveis pela instalação da estação de transmissão de Tv Digital já estão em Barreiras realizando os serviços necessários para a implantação total da Tv Câmara, e que nos próximos dias a emissora estará em pleno funcionamento, o que será muito importante para o fortalecimento do Poder Legislativo barreirense”, disse Tito.

ASCOM – Câmara Municipal de Barreiras