26 de julho de 2018

Vereadores participam de Audiência Pública para apresentação do pré-projeto de requalificação do Centro Histórico

A prefeitura de Barreiras apresentou nesta quarta-feira, 25, durante Audiência Pública, o pré-projeto de requalificação do Centro Histórico. Bem amplo e moderno, será capaz de atender moradores, comerciantes e frequentadores do espaço que há muito tempo necessita de investimentos. A proposta da gestão municipal é entregar aos barreirenses um novo Centro Histórico.

Os vereadores Carlos Costa, Graça Melo, João Felipe, Otoniel Teixeira e Eurico Queiroz, participaram da Audiência. A arquiteta Luiza Carvalho – coordenadora do projeto detalhou todas as mudanças que serão realizadas para transformar o Centro Histórico em um lugar bom para todos já que o trabalho que está sendo desenvolvido é plural, coletivo e multidisciplinar.

As intervenções estão dentro do Programa Barreiras Mais Bonita e Mais Humana. Através de convênio com o Ministério do Turismo, a Requalificação do Centro Histórico, nesta primeira etapa, abrange a praça Landulfo Alves, a praça Cel. Antônio Balbino (Praça 24 Horas), e o Mercado Cultural Caparrosa. A proposta também inclui mudanças na iluminação e calçamento do Cais.

Para atender aos anseios da população, a Administração Municipal priorizou o processo participativo na construção do projeto que vai alavancar a economia, garantir segurança, e possibilitar desenvolvimento social. Dentro das diretrizes estão: a oferta de áreas de lazer para famílias; espaços prioritários para pedestres; ruas compartilhadas; locais para estacionamentos; preservação do patrimônio histórico; acessibilidade plena com o fim das diferenças de níveis das calçadas; valorização do rio Grande, e o planejamento de dinâmicas atrativas para que os espaços sejam visitados nos mais diversos horários.