07 de julho de 2022

Vereadores evidenciam comemorações alusivas aos 50 anos da chegada dos cearenses em Barreiras

A sessão ordinária desta terça-feira (05), na Câmara Municipal de Barreiras, teve por destaque o conjunto harmônico de falas dos vereadores em referência às comemorações alusivas aos 50 anos da chegada dos cearenses na região Oeste da Bahia, resultante da transferência oficial do 4º Batalhão de Engenharia de Construção (BEC), diretamente da cidade de Crateús-CE para Barreiras. Trata-se da migração, no ano de 1972, de famílias que passaram a ocupar um novo território de identidade na Vila dos Funcionários, com fortes laços afetivos e tradições nordestinas.

Os vereadores presentes nessa sessão do Legislativo Barreirense aprovaram moções de aplauso e elogiaram a festa, realizada no último final de semana, do “jubileu de ouro” da colônia cearense que vive na Vila dos Funcionários, tendo por organizadores os integrantes da Associação Cultural Remelexo Cearense. Houve, ainda, homenagens às pessoas que contribuíram com esse importante ciclo histórico do desenvolvimento local-regional.

Durante a festividade na Vila dos Funcionários também houve apresentações de quadrilhas juninas e bandas de música, além de alvorada, missa e passeio ciclístico. A Prefeitura de Barreiras forneceu apoio cultural através da Diretoria de Cultura.

Essa celebração comunitária foi prestigiada pelo público em geral e contou com a presença de alguns vereadores, dentre os quais o presidente Otoniel Teixeira (PSD) – responsável pelo Projeto de Lei que tornou a Associação Remelexo Cearense de utilidade pública (Lei Municipal nº 93, de 20/06/2018) – e a vereadora Teteia Chaves (PP), uma das notórias representantes dessa comunidade na atual legislatura. Ela é filha do saudoso ex-vereador Antonio Luíz Chaves, pioneiro cearense que foi homenageado no ano 2018 com o nome atribuído a uma das alas de gabinetes (térreo) da Câmara de Barreiras.

ALUSIVO HISTÓRICO – De acordo com os autores João Paulo Pinheiro e Ignez Pitta, membros da Academia Barreirense de Letras (ABL), a transferência do 4º Batalhão Ferroviário, que passou a ser denominado 4º BEC para melhor se adequar às diversas funções rodoferroviárias e de combate às estiagens na década de 1970, representou uma odisseia favorecedora do crescimento da cidade de Barreiras, notadamente um contingente aproximado de 5 mil pessoas, dentre os quais militares, servidores civis e familiares, cuja ação de infraestrutura mais significativa foi a conclusão do trecho de quase 750Km das BRs 020/242, entre Formosa-GO e Ibotirama-BA, o que alterou a condição de isolamento geográfico desta região do interior baiano, culminando com a ligação rodoviária entre Brasília e Salvador.

ASCOM/CMB