27 de outubro de 2022

Vereadores de Barreiras prestam homenagens com a outorga da Comenda 26 de Maio

Foto: Effect Produtora

A sessão solene de outorga da Comenda “Honra ao Mérito 26 de Maio” aconteceu na noite de terça-feira (12), no plenário Dr. Aroldo Cavalcante, da Câmara Municipal de Barreiras, e contou com a presença dos vereadores da atual legislatura, autoridades civis e militares, além de familiares e amigos dos homenageados.

Há mais de dois anos que essa solenidade deixou de ser realizada por causa da pandemia de Covid-19, sem comprometer a percepção que o público tem sobre uma das mais importantes honrarias conferidas pelo Legislativo Barreirense, cuja institucionalidade que garante esse tipo de concessão se encontra prevista no Regimento Interno da Casa, em normas equivalentes ao Título de Cidadania.

Foto: Effect Produtora

Para o presidente Otoniel Nascimento Teixeira (PSD), os vereadores já haviam confirmado suas indicações com relativa antecedência, sob fundamentadas justificativas acerca dos relevantes serviços prestados para dignificar a comunidade de Barreiras. Esse interesse dos edis favoreceu as condições para protocolar os projetos em tempo hábil, aprová-los em sessão ordinária e realizar a solenidade antes do encerramento do primeiro semestre de 2022. A outorga da Comenda estava prevista para acontecer no último mês de maio, durante as comemorações do aniversário de 131 anos de Barreiras, mas precisou ser temporariamente adiada.

Mesmo acontecendo em momento posterior ao previsto, a solenidade manteve a expectativa quanto aos coeficientes de emoção e festividade no ambiente. Uma prova disso foi o repertório generosamente oferecido ao público presente pelos músicos da Banda Municipal 26 de Maio, sob a regência do maestro Fabio Menezes. Para além do rito de execução dos hinos Nacional Brasileiro e do Município, a plateia foi presenteada com uma sequência de músicas escolhidas para ativar a memória cultural dos presentes, e a resposta veio com manifestações de entusiasmo e aplausos.

Foto: Effect Produtora

Vale ressaltar que a Banda 26 de Maio pertence à Escola Municipal de Música Antoninho Sampaio, sendo uma parceria de longas datas em determinados eventos realizados pela Câmara de Vereadores, fazendo jus à finalidade de divulgação e democratização da cultura musical nos eventos cívicos, religiosos, populares e recreativos do município de Barreiras.

Foto: Effect Produtora

Dentre os 18 homenageados, emergiram muitas histórias de migrantes que escolheram Barreiras para buscar oportunidades, constituir famílias e contribuir com o desenvolvimento local-regional, além de trajetórias pessoais e profissionais que realmente dignificam e orgulham a nossa comunidade. Muitas dessas histórias biográficas estão caracterizadas pela superação em favor da vida, generosidade recíproca, ênfase nos estudos para a mudança social; assim como realces quanto aos vínculos institucionais, às iniciativas de empreendedorismo e aos exemplos de religiosidade e de amor ao próximo.

ASCOM/CMB