25 de novembro de 2022

Vereadores concedem o Título de Cidadania a Dom Moacir Arantes, bispo da Diocese de Barreiras

Foto: Effect Produtora

A solenidade de entrega do Título de Cidadania para o Bispo Diocesano de Barreiras, Dom Moacir Arantes, aconteceu na última quarta-feira (23), no plenário da Câmara Municipal, cujo evento foi prestigiado por religiosos e religiosas, representantes de instituições civis e militares, além de fiéis da Igreja Católica e músicos que protagonizaram uma apresentação especial do “Hino da Diocese de Barreiras”.

Foto: Effect Produtora

A honraria entregue a Dom Moacir Arantes resultou de uma proposição conjunta dos edis da atual legislatura, os quais foram enfáticos quanto ao reconhecimento das relevantes ações pastorais e sociais realizadas por ele em nossa cidade, inclusive em virtude da proximidade do aniversário de dois anos da sua posse como terceiro bispo católico, com a anuência do Papa Francisco, em mais de 40 anos de fundação da Diocese de Barreiras.

Durante a solenidade, o presidente Otoniel Teixeira destacou o significado dessa concessão do Título de Cidadão Barreirense para a principal autoridade religiosa da Igreja Católica em nosso território, além de evidenciar que tal honraria corresponde à concretização da vontade conjunta dos colegas vereadores. O presidente do Legislativo Barreirense lembrou a feliz coincidência entre o tempo de início da sua gestão à frente da Mesa Diretora e a posse de Dom Moacir como bispo da Diocese local, ocorrida em 2 de janeiro de 2021.

Foto: Effect Produtora

Dom Moacir é natural de Itapecerica-MG, cuja formação superior em Filosofia e Teologia foi concluída em Belo Horizonte. A ordenação enquanto padre aconteceu em agosto de 1999. Na leitura da biografia do homenageado, também houve destaque para os trabalhos religiosos e administrativos, peculiarmente em seis municípios da Diocese de Divinópolis-MG. Foram citadas as funções de reitor de Seminários Diocesanos e membro efetivo do Conselho Presbiteral, além da coordenação de diversas pastorais e ministérios. Em 2016, houve de ser nomeado Bispo Auxiliar de Goiânia, também pelo Papa Francisco. Antes disso, integrou a presidência do Regional Centro-Oeste da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), atuando como secretário.

Durante o seu cativante e emocionado pronunciamento na Câmara de Barreiras, Dom Moacir Arantes agradeceu a homenagem, atribuindo-a basicamente à generosidade dos vereadores. Disse, ainda, que esse gesto dos agentes públicos significa mais um presente de Deus na sua trajetória de religioso, e servo. Ele aproveitou o ensejo para relembrar suas anteriores passagens pela Casa do Povo, tendo inclusive a oportunidade de fazer um balanço do primeiro ano do seu episcopado e explicar a Campanha da Fraternidade sobre Educação.

Foto: Effect Produtora

Cabe ressaltar que a outorga do Título de Cidadão Barreirense é um reconhecimento público a quem presta serviços voltados para o desenvolvimento social e humano da nossa cidade. Para os vereadores, este critério tem sido correspondido pelo homenageado, desde que veio residir e atuar na Região Oeste da Bahia. Eles também mencionaram em suas concernentes falas as ações religiosas capitaneadas por Dom Moacir, assim como destacaram sua amorosidade e capacidade singular no sentido de fortalecer um voluntariado genuíno, a exemplo do reconhecimento do dinamismo das pastorais e dos resultados trazidos pelos projetos da Igreja Católica de promoção da cidadania e de atendimento às pessoas mais vulneráveis.

ASCOM/CMB