17 de março de 2022

Vereadores aprovam doações de terrenos para a construção do Hospital do Câncer de Barreiras, e da sede da Delegacia da Polícia Federal

A Câmara de Vereadores de Barreiras aprovou, em sessão ordinária realizada na última terça-feira (15) e por unanimidade, as doações feitas pela Prefeitura Municipal dos terrenos que serão destinados tanto à construção do Hospital do Câncer quanto para a edificação da sede da Delegacia de Polícia Federal.

A doação do terreno para o hospital em foco vinha sendo aguardada, com grande expectativa, pelos signatários do Instituto do Câncer do Oeste da Bahia (ICOB), organização sem fins lucrativos criada em 2019 pelo Rotary Club Barreiras Rio de Ondas, cuja declaração de utilidade pública resultou da aprovação do Projeto de Lei (PL) nº 042/2020, de autoria do vereador João Felipe (União Brasil). Este terreno fica localizado no Loteamento Parque da Cidade e pertence ao patrimônio do Município de Barreiras, perfazendo a significativa área total de 18.220,54m2.

A falta de uma estrutura hospitalar de alta complexidade voltada para o tratamento oncológico na cidade e região tem feito com que pacientes carentes se mantenham, há muito tempo, na dependência de providências do Poder Público, assim como do apoio de familiares, notadamente quanto aos deslocamentos para a capital do Estado, a exemplo da necessidade de cobrir despesas com transporte, hospedagem e alimentação.

O presidente Otoniel Teixeira (PSD) ressaltou a importância dessas aprovações, convicto de que os correspondentes projetos serão logo sancionados pelo Poder Executivo, constituindo-se em uma demonstração inconteste do compromisso da atual legislatura com a busca de melhorias para as populações de Barreiras e da região Oeste. No peculiar caso do ICOB, a repercussão futura será diretamente na vida e na saúde de milhares de pessoas que hoje dependem de tratamentos em hospitais da capital baiana.

A presidente do ICOB, Marizete Aparecida Zuttion, reagiu com agradecimentos ao que denominou de importante etapa cumprida rumo ao Hospital do Câncer. “Agradecemos, imensamente, a todos os vereadores por apoiarem essa causa e, em especial, ao vereador Otoniel [Teixeira] por ter acatado a petição e submetido à votação”, resumiu Marizete Zuttion, que recentemente foi homenageada no plenário da Câmara Municipal, durante a sessão especial pelo Dia Internacional da Mulher, mediante indicação feita pelo vereador Rider Castro (União Brasil).

OUTRA DOAÇÃO DE TERRENO, COM APROVAÇÃO UNÂNIME DOS VEREADORES

Na mesma sessão de terça-feira (15), os vereadores também aprovaram, por unanimidade, o PL nº 002/2022, enviado pelo Poder Executivo, que se refere à doação de área pública com a finalidade de construção da sede do Departamento de Polícia Federal, correspondente à Superintendência Regional da Bahia. Trata-se de terreno localizado no Loteamento Morada Nobre I, perfazendo o total de 2.940m2 de área, na qual também será construída a Delegacia de Polícia Federal.

ASCOM/CMB