01 de fevereiro de 2022

Vereadores acompanham e fiscalizam múltiplas ações da Prefeitura para limpeza dos bairros da cidade

Na manhã desta segunda-feira (31), o presidente Otoniel Teixeira (PSD) e o 1º secretário Alcione Rodrigues (Democratas) compareceram logo cedo ao Parque Engenheiro Geraldo Rocha para acompanhar e fiscalizar a abertura dos trabalhos de “Múltiplas Ações de Limpeza e Sanitarização” que se destinam a todos os 51 bairros da cidade, em duas escalonadas etapas, especialmente nesse período chuvoso na região.

Os representantes da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores se juntaram ao grupo capitaneado pelo prefeito Zito Barbosa, vice-prefeito Emerson Cardoso e vários secretários municipais, cujas concernentes equipes da Prefeitura Municipal estarão nos próximos dias na linha de frente das etapas planejadas.

Essas ações também contemplam outros parceiros, a exemplo da Embasa, incidindo inclusive no combate à proliferação de arboviroses, ou seja, “doenças causadas pelos chamados arbovírus, que incluem o vírus da dengue, Zika vírus, febre chikungunya e febre amarela” (Fiocruz, 2017).

Devido ao período de chuvas volumosas, a cidade de Barreiras passou por transtornos mediante acúmulo de entulhos nos canais e bocas de lobo. “Esta ação da Prefeitura, em conjunto com todas as secretarias, representa um grande enfrentamento na limpeza da nossa cidade. E a Câmara de Vereadores está acompanhando e aproveita para pedir à população que faça a sua parte; fique atenta ao carro de som em cada bairro avisando sobre o recolhimento do lixo, do pneu velho, latas, sofá velho e outros materiais”, destacou o vereador Alcione Rodrigues.

Trata-se de uma ação inédita da Prefeitura de Barreiras quando se considera a abrangência, o volume de equipamentos e máquinas reunidos ao mesmo tempo, além da grande mobilização de equipes técnicas e alguns voluntários, cujo objetivo principal consiste em reduzir os danos causados pelas fortes chuvas e, também, promover melhorias em prol da saúde coletiva.

Sintonizado com o regimento interno do Legislativo, o presidente Otoniel relembra o papel dos vereadores frente a essa importante ação de limpeza dos bairros da cidade. “Além de dar sugestões, projetos de lei e ideias, temos a função de fiscalizar as ações [do Poder Executivo]. Estamos acompanhando e iremos acompanhar [com os demais colegas vereadores] para que a população dos diversos bairros seja realmente beneficiada”, explicou o presidente.

ASCOM/CMB