06 de maio de 2021

Vereadoras do legislativo barreirense entrega “Carta Barreiras por Elas” a ministra Damares Alves

A presidente da Comissão dos Direitos da Mulher, vereadora Silma Alves (REPUBLICANOS), vereadora Ivete Ricardi (AVANTE), e a vereadora Dra. Graça Melo (DEM), estiveram em Brasília, juntamente com a deputada estadual, Jusmari Oliveira (PSD), para uma audiência com a Ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves (PP), e entregaram a “Carta Barreiras por Elas”, documento que aponta as necessidades das mulheres do Oeste da Bahia.

Durante a sessão ordinária desta terça-feira (04) da Câmara Municipal de Barreiras, às vereadoras relataram como foi a reunião com a ministra Damares. “Foi um encontro muito importante. A Ministra nos presenteou com a ‘Casa da Mulher Brasileira’, que é de suma importância para Barreiras, local que irá atender mulheres carentes da nossa cidade”, relatou à vereadora Ivete Ricardi (AVANTE).

Leia a Carta na íntegra:

A CARTA BARREIRAS POR ELAS

“As lideranças femininas detentoras de mandato parlamentar do Município de Barreiras, Estado da Bahia, reunidas por ocasião do 8 de março de 2021 e por seus compromissos comuns em trabalhar pelo desenvolvimento socioeconômico do povo que representam, subscrevem esta carta aberta, resultado da discussão ocorrida no legislativo barreirense com ampla participação popular. As signatárias deste documento elaboraram uma série de propostas direcionadas as autoridades competentes para deliberar sobre ações e projetos que possam colaborar na estruturação de uma rede de proteção e acolhimento as mulheres, principalmente, aquelas que são vítimas da violência doméstica.

Sabemos que no Brasil – e em nossa região não é diferente – precisamos urgentemente de políticas públicas de proteção e fortalecimento da participação da mulher no mercado de trabalho e nos espaços de poder.

Ao longo dos anos nós mulheres brasileiras travamos uma luta titânica para provar a nossa capacidade e importância, não só como mãe, esposa mas, sobretudo, como responsáveis pelo nosso destino, ajudando a construir uma nação forte e plural. Por esse histórico de lutas, entendemos sermos merecedoras da atenção, do respeito e do compromisso das autoridades competentes do nosso País.

Desta forma e atendendo aos pedidos que nos foram dirigidos pelas mulheres de Barreiras é que tomamos a iniciativa de apresentar este documento intitulado CARTA BARREIRAS POR ELAS com as seguintes demandas:

– Solicitamos em caráter de urgência recursos para construção do pavilhão feminino do presídio regional de Barreiras;

– Recursos para instalação da Casa de Acolhimento as Mulheres vítimas de violência em Barreiras mas com estrutura para atender a toda a região;

– Programa de capacitação e qualificação de mão de obra para inserção da mulher no mercado de trabalho e um programa específico também para o empreendedorismo feminino;

– Criação de Linhas de Crédito Especiais junto aos bancos para incentivo as mulheres empreendedoras;

– Construção de sede própria da Delegacia de Atendimento à Mulher;

– Criação da Delegacia da Mulher e Ronda Maria Penha nas principais cidade da região: Bom Jesus da Lapa, Santa Maria da Vitória, Luís Eduardo Magalhães e Santa Rita de Cássia.

Acreditamos que se estes pontos elencados acima forem atendidos daremos um passo gigantesco para concretização de políticas públicas capazes de transformar a vida das mulheres de nossa região.”

A Carta foi assinada pelas vereadoras Silva Alves (REPUBLICANOS), Dra. Graça Melo (DEM), Ivete Ricardi (AVANTE), Izabel Rosa (AVANTE), Teteia Chaves (PP) e Carmélia da Mata (PP) e pela deputada estadual, Jusmari Oliveira (PSD).