17 de março de 2023

Vereadoras de Barreiras protagonizam sessão solene no Dia Internacional da Mulher, e reafirmam luta por direitos

As seis vereadoras de Barreiras protagonizaram momento inesquecível no plenário da Câmara Municipal, durante a sessão solene em comemoração ao Dia Internacional da Mulher – 8 de março. Um gesto do presidente Alcione Rodrigues, no contexto da Semana da Mulher, oportunizou tornar a vereadora Izabel Rosa de Oliveira (Beza), decana com sete mandatos na Casa, presidenta interina da referida sessão.

No exercício provisório da presidência do Poder Legislativo, a vereadora Beza (Avante) houve de ser honrosamente prestigiada com a iniciativa do atual presidente, apoiado pelos demais integrantes da Mesa Diretora, cujos cargos destes edis também foram temporariamente ocupados pelas vereadoras Silma Rocha (Republicanos), na vice-presidência, Dra. Graça (Solidariedade), na 1ª secretaria, e Carmélia da Mata (PP), na 2ª secretaria. O trecho bíblico foi recitado pela vereadora Ivete Ricardi (Avante), enquanto a vereadora Teteia Chaves (PP) anunciou a homenagem surpresa definida pelas colegas parlamentares e entregue à decana Beza, o que gerou mais emoção entre os participantes.

Já as mulheres homenageadas pelos vereadores durante essa solenidade receberam flores e condecorações “em reconhecimento pela honrosa capacidade de promover inestimáveis ações com coragem, determinação, generosidade e afeto”. Elas representam alguns setores nos quais a ocupação dos espaços profissionais pelas mulheres ainda requer luta por direitos. As homenageadas atuam como servidoras públicas civis e militares, professoras, administradoras, enfermeiras, médicas, fisioterapeuta, empresárias e empreendedoras.

Semana da Mulher – A programação da Semana da Mulher no Legislativo Barreirense, peculiarmente na manhã do dia 8 março no plenário Dr. Aroldo Cavalcante, contemplou a realização da Conversa aberta e integrativa sobre “Protagonismo das Mulheres, Ciclos de violência contra a Mulher, Aspectos emocionais e Produção de novos sentidos de vida”. Participaram dessa conversa as promotoras da Defensoria Pública da Bahia, Laís Daniela Campos e Danyelle Gautério, as representantes da Ronda Maria da Penha, Major Lidiane Aquino e Sargento Miraildes Vieira, a psicopedagoga Carla Tartari e as mulheres escritoras da Academia Barreirense de Letras (ABL), Adelma Vilela e Ignez Pitta de Almeida. Esta programação foi conduzida pela vereadora Silma Rocha, que preside a Comissão Permanente de Direitos da Mulher, Humanos, Consumidor e Meio Ambiente, na Câmara de Barreiras.

ASCOM/CMB