22 de maio de 2023

Tribuna Popular na Câmara de Barreiras destaca a Campanha Maio Amarelo, voltada à conscientização para reduzir acidentes de trânsito

Os vereadores de Barreiras se uniram às ações de conscientização para reduzir acidentes de trânsito mediante a realização da Tribuna Popular sobre a Campanha “Maio Amarelo”, em 17 de maio último, no plenário da Câmara Municipal. Trata-se de um movimento criado há 10 anos pelo Observatório Nacional de Segurança Viária.

A sessão plenária foi transformada em especial, sendo conduzida pelo presidente Alcione Rodrigues de Macedo (União), com a participação de integrantes da Mesa Diretora, demais vereadores, autoridades e pessoas interessadas em participar de iniciativas com potencial para chamar atenção – daí o amarelo ter relação com as placas de sinalização de trânsito – e despertar o senso preventivo.

A campanha em foco chega à sua 10ª edição mantendo o propósito de promover ações orientativas direcionadas para motoristas, motociclistas, passageiros, ciclistas e pedestres. O tema da campanha deste ano, conforme estabelecido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), é “No trânsito, escolha a vida”. A proposição deste assunto socioeducativo no âmbito do Poder Legislativo coube ao vereador e 2º secretário Adriano Stein (PP).

O primeiro convidado a ocupar a Tribuna Popular, representando a Polícia Rodoviária Federal (PRF), foi o chefe da 10ª Delegacia em Barreiras, Cleuton de Souza Correia, que citou a preocupação da corporação com um trânsito seguro. Ao buscar mostrar a realidade da delegacia que passou a chefiar recentemente, ele lançou mão de um comparativo com as demais unidades espalhadas pelo Estado da Bahia, e revelou que Barreiras acumula recorde em infrações, além de assegurar que a principal causa de acidentes no Oeste da Bahia é a embriaguez de condutores. Por fim, sugeriu uma mudança de cultura e de pensamento quanto à relação danosa entre o ato de consumir bebida alcoólica e assumir o volante, dizendo acreditar no “caráter pedagógico da autuação para que outros vejam o que está sendo feito”.

Na sequência, o Major PM Carlos Nascimento Simões, comandante da Companhia Independente de Policiamento Rodoviário (CIPRv-Barreiras), ficou responsável por estabelecer a convergência das falas com o tema deste ano da campanha. Ele apresentou alguns vídeos para destacar as “escolhas” que fazemos, cujas consequências recortadas para o trânsito merecem ser avaliadas como estando interligadas com tais escolhas, exemplificando com imagens de acidentes viários acontecidos em nossa região, e o relato de algumas das circunstâncias apuradas.

Já o expositor Capitão PM Eder Santos, coordenador da Operação Paz no Trânsito, tendo sua vinculação ao trabalho do Comando de Policiamento da Região Oeste (CPRO), explicou o tipo de atividade realizada em todo Estado, de maneira a lidar com o cidadão no dia a dia, e lamentou as críticas da sociedade que a associam essa operação com o aumento de arrecadação mediante aplicação de multas. Ele rebateu tais críticas dizendo que se trata de uma prática supervisionada pelo comando regional, em locais pré-definidos, tendo por objetivo promover a paz no trânsito, pois o maior transtorno incide mesmo na realidade de alguém assumir a direção de um veículo sob efeito de álcool.

O quarto expositor na Tribuna do Legislativo Barreirense foi Álvaro Sampaio Júnior, secretário municipal de Segurança Cidadã e Trânsito, destacando as competências da pasta, além de ressaltar a atuação da Guarda Municipal e Coordenação de Trânsito, pois o município de Barreiras já conta com uma frota de aproximadamente 100 mil veículos.

Por fim, houve a participação do tenente-coronel Camilo Uzêda, comandante do 10º Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação (BEIC), que fez um arrazoado sobre a percepção imediata das pessoas quanto ao trânsito, à polícia e à fiscalização, todos tidos como “chatos e perturbadores”. Para ultrapassar essa insuficiência perceptiva, destacou o esforço educacional com a realização do trabalho de formação de crianças e jovens estudantes do ensino fundamental para, no futuro, se tornarem condutores mais conscientes. Essa ação do 10º BEIC contabiliza 170 alunos formados que passaram a conhecer essa matriz de um trânsito seguro, com previsão de alcançar 280 estudantes até o final deste ano.

ASCOM/CMB