16 de julho de 2020

Secretário de saúde fala para vereadores sobre ações de combate ao coronavírus em Barreiras

Os trabalhos na Câmara de Barreiras tiveram início, esta semana, com a realização de uma reunião entre os vereadores da base e da oposição, com o secretário de saúde, Anderson Vian. Convocado pelo presidente Eurico Queiroz, o encontro teve como pauta, as ações desenvolvidas pelo município no combateao novo coronavírus. Além do presidente Eurico Queiroz, estiveram presentes os vereadores, João Felipe, Otoniel Teixeira, Carlos Costa, Antônio Carlos de Almeida Matos (Carlão), Hipólito dos Passos de Deus, Marcos Reis e Nereu Paulo Bertoli (Nereu).

Foi um momento em que os vereadores tiveram a oportunidade de tirar dúvidas referentes às ações e aos investimentos feitos durante esse período. O secretário apresentou dados atualizados da disponibilidade de leitos para Barreiras e região, e informações sobre a linha de ação que está sendo executada nos últimos dias com relação à pandemia, e esclareceu sobre a testagem feita na população.

Outra informação foi sobre a realização das barreiras sanitárias. Anderson Vian enfatizou que houve ampliação do número de profissionais que estão trabalhando no enfrentamento da pandemia, e disse que a prefeitura está tomando as medidas necessárias para a contenção do avanço do coronavírus na cidade.

Perguntado sobre os recursos disponíveis para a realização das ações, ele disse que “cada centavo está sendo investido e tudo está sendo feito de forma transparente, de forma responsável, sendo publicado nos principais canais e portais de transparência da Prefeitura e do Tribunal de Contas”, com a finalidade de atender a população da melhor forma possível.

Durante a reunião, Anderson Vian, foi questionado sobre o funcionamento da feira livre, e respondeu afirmando que a prefeitura está atuando nas diversas áreas que tenham aglomeração, e não apenas na feira, adotando medidas de orientação e supressão de fluxo de pessoas, para tentar controlar o avanço e o

nível de contaminação. “A feira é um local que tem circulação muito grande de pessoas e por esse motivo temos adotado algumas medidas restritivas para controlar esse fluxo que costuma ser bastante alto”, disse.

Quanto aos mais de seiscentos casos confirmados e o registro de nove mortes, o secretário disse aos vereadores que está sendo feito o acompanhamento da taxa de contaminação, dos bairros que têm maior índice da doença e a taxa de ocupação de leitos, e que isto tem servido de norteador para as ações adotadas.

Sobre as barreiras sanitárias que passaram a ser realizadas nos bairros, Anderson Vian, enfatizou que o trabalhado tem apresentado resultados, pois estão sendo feitas ações específicas, desenvolvidas pelos profissionais que atuavam nas barreiras que estavam acontecendo nas entradas da cidade. “Estamos fazendo um serviço diferente nos bairros. É o serviço de orientação, de entrega de máscaras, panfletos, material educativo, e fiscalização por meio da vigilância sanitária”, salientou.

Diariamente Barreiras registra novos casos de COVID-19. Anderson Vian destacou que é preciso uma maior preocupação das pessoas para evitar o contágio. A falta de conscientização é um dos fatores principais para o aumento do número de casos. “Os principais atores desse processo é cada cidadão, e cada cidadã que precisa se responsabilizar e não transferir a sua responsabilidade para a gestão, para o Poder Público, mas é uma responsabilidade compartilhada. Não é o momento de fazer festa e tem muita gente fazendo, não é momento de aglomeração e tem muita gente fazendo. É preciso que cada um exerça o seu direito à cidadania com responsabilidade e assuma o seu papel, cumpra o seu papel no que diz respeito ao enfrentamento ao coronavírus”, finalizou.