16 de março de 2017

Projeto Via Sacra da Vila Amorim pode se tornar patrimônio cultural imaterial

A Tribuna Popular desta quarta-feira, 15, foi ocupada pela comunidade São Francisco de Assis, do bairro Vila Amorim, que usou o espaço para apresentar uma sinopse do projeto Via Sacra ao Vivo que é realizado todos os anos na sexta-feira Santa com o objetivo de evangelizar por meio da encenação da Paixão de Cristo.

O projeto acontece há trinta e cinco anos e faz uma junção de cultura e fé ao relembrar a história e a ida de Jesus ao calvário. Por considerar o tempo do trabalho feito pelos participantes e a importância de manter a tradicional manifestação religiosa, a comunidade São Francisco de Assis pediu o reconhecimento e o apoio da Câmara de Vereadores para que o evento entre para o calendário do município.

A Tribuna Popular foi ocupada por Carlos Augusto Brito, membro do Conselho Administrativo da comunidade e contou com a participação de diversos moradores que ficaram satisfeitos e confiantes quando o presidente da Câmara, Gilson Rodrigues, afirmou que a Mesa Diretora vai protocolar um projeto fazendo com que a encenação da Via Sacra ao vivo, torne-se patrimônio cultural imaterial de Barreiras e que faça parte do calendário.

A iniciativa do presidente Gilson Rodrigues teve o apoio dos demais vereadores que consideram a importância do projeto para a sociedade, ao destacarem que este é um meio de envolvimento e ocupação, em especial, para a juventude, afastando os adolescentes da violência e das drogas. Por isso, uma Moção de Aplauso, de iniciativa do vereador João Felipe, foi concedida à comunidade.