08 de agosto de 2020

Projeto que torna de Utilidade Pública Instituto do Câncer de Barreiras é aprovado por unanimidade

A Câmara de Vereadores de Barreiras aprovou por unanimidade o projeto de Lei n° 042/2020, que torna de utilidade pública o Instituto do Câncer do Oeste da Bahia (ICOB). O projeto é de autoria do vereador João Felipe (DEM). Fundado em 10 de outubro de 2019, pelo Rotary Club Barreiras Rio de Ondas, o ICOB é uma organização sem fins lucrativos – uma instituição que preza pela ética, paz, cidadania, o respeito aos direitos humanos e a dignidade da pessoa humana.

Um dos principais objetivos do ICOB é futuramente atender 1,25 milhões de pessoas com a construção de um hospital que vai abranger a região Oeste da Bahia. O público alvo será, principalmente, pessoas de baixa renda cadastradas do SUS, planos de saúde e serviço particular, sendo que os dois últimos devem servir como forma de viabilizar financeiramente o funcionamento do Instituto.

Para os membros do Rotary Club, essa decisão é muito importante para dar continuidade ao projeto, visto que para a construção de um hospital é preciso a aquisição de uma grande área, e a lei vai permitir, por exemplo, que o município de Barreiras doe áreas para o Instituto do Câncer. Além disso, facilita futuras parcerias no âmbito Estadual e Federal, seja por repasse de verbas ou convênios com o SUS. Tudo isso terá impacto não só no atendimento à população, mas também para o meio acadêmico e profissionais da área da saúde, pois o projeto busca auxiliar no preparo e aperfeiçoamento de profissionais ligados à área de Oncologia para que possam melhorar a qualidade do atendimento aos pacientes oncológicos, assim como, realizar eventos científicos que contribuam para o esclarecimento da população e aperfeiçoamento dos profissionais da saúde.

O vereador João Felipe sempre esteve na defesa da vinda do Centro de Oncologia para Barreiras por entender que o povo continua tendo que sair da cidade para se tratar em Salvador, 900 KM de distância. Ele considera que isto maltrata muito os pacientes e por isso apoiou a iniciativa do ICOB. “O projeto vislumbra um apoio maior da prefeitura de Barreiras no sentido da doação de um terreno, no sentido de incentivar a criação desse hospital, desse equipamento de saúde que vai transformar a vida das pessoas. A Câmara de Vereadores dá uma resposta positiva aprovando por unanimidade um projeto desta natureza”, disse João Felipe.

O projeto de Lei nº 042/2020 segue para a sanção do prefeito Zito Barbosa.