09 de dezembro de 2020

Projeto que institui Creche dos Idosos no município de Barreiras está em tramitação

O projeto de Lei nº 064 de 01 de outubro de 2020, de autoria do vereador Carlos Costa (DEM), tem como proposta a implantação do Programa Creche para os Idosos com o objetivo de proporcionar ao idoso e aos familiares, bem estar social, melhor qualidade de vida e integração social. A ideia é dar suporte àqueles que precisam se ausentar de casa e não tem com quem deixar o idoso.

Sendo aprovado e sancionado, o projeto estabelece atendimento para as pessoas a partir de 60 anos de idade que vão poder frequentar a Creche no horário de 8h às 17h, tendo às disposição uma equipe formada por médico e nutricionista e outros profissionais da saúde. As vagas serão limitadas e destinadas às famílias de baixa renda.

O projeto de Lei nº 064 de 01 de outubro de 2020 foi apresentado com base em dados da Organização das Nações Unidas (ONU). A previsão é que até o ano de 2025 o Brasil seja o sexto país mais envelhecido do mundo. A população projetada pelo Instituto de Geografia e Estatística (IBGE), é de 219.346.505 habitantes, dos quais 30.265.658 estarão na faixa etária acima de 60 anos, e por isso, a preocupação. As despesas decorrentes da execução do projeto de Lei ocorrerão por dotações orçamentárias próprias, suplementadas, se necessário.