27 de outubro de 2022

Programação diária da Rede Câmara completa 60 dias e introduz uma nova dinâmica na comunicação pública de Barreiras

A Rede Câmara Barreiras alcançou recentemente a marca de 60 dias de programação diária, trazendo uma nova dinâmica para a comunicação no contexto do Poder Legislativo ao produzir e transmitir conteúdos que contemplam notícias locais, regionais e nacionais, além de programas inéditos voltados para entendimentos mais amplos sobre a política e o esporte em Barreiras.

O presidente Otoniel Nascimento Teixeira (PSD), contando inclusive com o apoio dos demais integrantes da Mesa Diretora, tem realizado importantes investimentos para ampliar os canais de comunicação da Câmara Municipal, garantindo a presença de profissionais com notória experiência em produção televisiva, radiofônica e mídias sociais. É preciso também destacar o trabalho das equipes técnicas ligadas ao audiovisual e à área de engenharia, assim como às rotinas de gerenciamento dos recursos operacionais modernos, a exemplo de câmeras robóticas, mochilink (recurso móvel para transmissões ao vivo) e dos estúdios equipados e integrados.

Portanto, a infraestrutura da Rede Câmara passou por melhorias decisivas para garantir uma programação diária com dinamismo e qualidade, sendo o primeiro veículo de comunicação da região Oeste da Bahia a adotar o sistema multiplataformas, que se traduz no lema “Tv, Rádio e Internet em um só lugar”.  Para Ronimarkes Mota, diretor da Rede Câmara Barreiras, o presidente Otoniel Teixeira permitiu que fosse colocado “em prática esse grande projeto, sem esquecer os (seus) antecessores”, em referência aos primeiros aportes feitos pelos ex-presidentes Carlos Tito, Gilson Rodrigues e Eurico Queiroz.

Essa percepção quanto às respectivas contribuições do atual presidente do Poder Legislativo e antecessores para viabilizar a Rede em foco também vem sendo compartilhada pelo diretor de Operações George Medeiros ao evidenciar a crença de que cada presidente realizou aportes financeiros com o objetivo de também fortalecer a relação entre parlamento e população, sendo esta última expressa pela representatividade capaz de validar a confiança no mandato de cada vereador(a).

Cabe ressaltar que essa estrutura local de comunicação se encontra vinculada à Rede Legislativa em nível nacional, tendo por especificidade a multiprogramação sem finalidade lucrativa, nem tampouco concorrência com as emissoras comerciais, pois tal Rede recebe fomento governamental para favorecer a produção de conteúdos mais focados na promoção da cidadania.

Trata-se de uma Rede presente em 64 municípios, dentre os quais Barreiras, especialmente com a Tv Câmara, que teve sua estreia no ano 2015, em caráter experimental. Algum tempo depois, em setembro de 2021, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) concedeu a licença definitiva para o projeto de comunicação pública do Legislativo Barreirense, com validade de 15 anos para a Tv Digital e 10 anos para a Rádio FM.

De acordo com Marlon Caires Pamponet, engenheiro responsável pelo projeto junto à Anatel que resultou na concessão definitiva da Tv e Rádio Câmara, aquela sistemática da multiprogramação permite integrar quatro programações em um mesmo canal, embora seja necessário admitir a ocorrência de algum comprometimento do sinal em virtude da divisão da banda com até quatro emissoras (Tv Câmara Barreiras, Tv ALBA, Tv Câmara Brasília e Tv Senado). “As emissoras integrantes da Rede Legislativa atuam em parceria e podem transmitir as concernentes sessões de plenário e as atividades realizadas pelas comissões, além de audiências públicas e outros programas de interesse geral, de maneira direta e transparente”, explicou Marlon durante uma apresentação feita no último dia 12 de julho pela plataforma zoom – outro recurso de infraestrutura disponível para uso da equipe de produção jornalística – diretamente para o plenário da Câmara de Barreiras, com a presença de vereadores, profissionais de imprensa e parceiros.

PROGRAMAS DIÁRIOS – A programação local diária da Rede Câmara Barreiras perfaz um tempo de 4 horas e meia de transmissão, cujos formatos produzidos e veiculados ao vivo são os seguintes: Bom Dia Câmara, com notícias locais, regionais e nacionais nas primeiras horas da manhã; Câmara Política, cuja ancoragem prima por apurações sobre o mundo da política, entrevistas com vereadores e convidados. Na sequência, o público em geral conta com o noticiário Câmara Agora, trazendo informações do dia a dia e a atuação dos vereadores da Câmara Municipal de Barreiras, e o Câmara Esportes enquanto editoria voltada integralmente para os assuntos e eventos esportivos. Também há um espaço intermediário que se destina à chamada faixa especial para possibilitar a exibição de programas gravados de responsabilidade dos segmentos representativos da sociedade.

ASCOM/CMB